Assim como outros chefes de Estado, o líder da Igreja Católica também tem suas despesas custeadas. No entanto, ao contrário do que muitos imaginam, o papa Francisco não recebe salário.
Ao longo dos anos, fiéis do mundo todo têm questionado a Igreja sobre a “folha de pagamento” do papa. A resposta veio de forma inesperada e até bem-humorada.
No documentário “Amém: Perguntando ao Papa” (2023), Francisco revelou que não tem salário fixo. “Quando preciso de dinheiro para comprar sapatos ou algo assim, eu peço. Não tenho um salário, mas não me preocupo com isso, pois sei que serei alimentado de graça”, brincou o pontífice.
A Simplicidade do Papa Francisco
Apesar de liderar uma das instituições mais influentes do mundo, o papa segue uma tradição de simplicidade e humildade. Ele pertence à Companhia de Jesus, ordem religiosa cujos membros fazem votos de pobreza.
Segundo um porta-voz do Vaticano, nenhum papa recebe salário, prática que remonta a séculos. Em 2001, rumores de que João Paulo II recebia uma remuneração foram oficialmente desmentidos pela Santa Sé.
Como o Papa Francisco Mantém Suas Despesas?
Mesmo sem salário, Francisco teve todas as suas necessidades cobertas — como moradia, alimentação e transporte. Além disso, ele administrava fundos destinados à caridade, como o Óbolo de São Pedro (Peter’s Pence), com o qual já apoiou diversas causas, como a doação de 500 mil dólares para ajudar migrantes no México.
Com informações da CNN Brasil