Uma operação policial em busca de criminosos na cidade de Parauapebas resultou em uma perseguição, violenta troca de tiros e deixou um morto, um preso, veículos danificados e uma viatura da Polícia Militar atingida por disparos.
De acordo com informações de Parauapebas, a guarnição do sargento De Sá, na viatura 2316, recebeu um relato de uma vítima do estabelecimento “Sucatão Rio Verde”, que informou estar rastreando um celular roubado durante um assalto. A equipe seguiu para o local indicado pelo rastreamento e, durante as investigações, novas informações apontaram que a caminhonete usada no crime estaria circulando pela cidade.
O cabo De Lima avistou o veículo suspeito trafegando pela rodovia PA-160 e iniciou imediatamente a perseguição. Durante a tentativa de abordagem, os criminosos colidiram com a entrada do supermercado Assaí e, em seguida, houve um tiroteio entre os bandidos e a guarnição do cabo De Lima, com vários disparos atingindo a viatura policial.
Os suspeitos abandonaram o veículo e entraram no supermercado, fugindo pelos fundos do estabelecimento em direção a uma área de mata. As guarnições policiais montaram um cerco no local, onde ocorreu um novo confronto armado. Um dos suspeitos foi baleado e neutralizado. O SAMU 192 foi acionado, mas, devido à demora, uma guarnição prestou socorro imediato e encaminhou o ferido ao Hospital Geral de Parauapebas.
Prisão e Apreensão
O segundo envolvido foi localizado e capturado no local conhecido como “Planeta dos Ferros”, por guarnições dos cabos Rairon, Nascimento e Giehl, e pelos soldados De Andrade, Leandro e Barros.
O 23º Batalhão, sob o comando do tenente-coronel Aquino e do capitão Guimarães, utilizou as viaturas 2301, 2310, 2315, 2314, 2309, 2327 e 14-0001 na operação. Foram apreendidos uma Hilux e um revólver calibre 38. A identidade dos suspeitos ainda não foi confirmada.