A Ilha de Mosqueiro, um dos destinos mais queridos pelos moradores de Belém (PA), foi novamente o ponto de encontro de milhares de belenenses durante o feriado prolongado da Sexta-feira Santa e Tiradentes. Para atender à grande procura, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade (Segbel), reforçou o transporte público com 25 ônibus extras e manteve a gratuidade nas viagens realizadas aos domingos e feriados.
A linha Mosqueiro/São Brás operou com intervalos de apenas 15 minutos, garantindo agilidade no embarque e evitando filas longas no ponto da Praça José Sidrim, em São Brás. A operação foi tão eficiente que, em vários momentos, os ônibus chegaram a ficar parados aguardando passageiros — uma cena rara em feriados tão movimentados.
A agente de serviços gerais Shirley Oliveira, de 41 anos, aproveitou a gratuidade e elogiou a organização:
“Tá lindo de ver! Muitos ônibus disponíveis e, o melhor, tudo de graça. É a melhor forma de aproveitar o feriado em Mosqueiro.”
O professor Vanderson Romero, de 44 anos, também destacou a diferença em relação a anos anteriores:
“Antes os ônibus iam lotados e não tinha essa organização. Agora está tudo funcionando bem e o melhor: de graça! Dá até mais vontade de curtir Mosqueiro com os amigos.”
Agentes da Segbel foram responsáveis pela organização das filas e pelo controle de embarque.
“Estamos aqui desde as primeiras viagens, organizando tudo para que os passageiros viagem com tranquilidade e segurança”, afirmou Neto Barbosa, coordenador de fiscalização de Transportes da Segbel.
A segurança também foi reforçada com a presença da Guarda Municipal de Belém (GMB), garantindo tranquilidade durante o embarque.
Mais dias com tarifa zero
A Segbel informou que o reforço da frota continuará nos próximos dias, especialmente no domingo (20) e segunda-feira (21), com a manutenção da tarifa zero — um benefício garantido pela Prefeitura de Belém nos domingos e feriados.
“Estamos cumprindo a determinação de ampliar a frota e oferecer a gratuidade nas viagens, inclusive no retorno de Mosqueiro a Belém. Nossa operação foi planejada para garantir uma boa experiência para a população neste feriado prolongado”, afirmou Luciano de Oliveira, titular da Segbel.