Estudantes que vão concluir o ensino médio técnico em 2025 em instituições da rede federal de educação profissional e tecnológica podem solicitar isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. O prazo para o pedido segue até o dia 25 de abril, exclusivamente pela Página do Participante.
Têm direito à gratuidade os alunos matriculados nos institutos federais, Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), no Colégio Pedro II e em escolas técnicas vinculadas a universidades públicas. Essas instituições oferecem o ensino técnico de forma integrada à educação básica.
Além desses estudantes, também podem solicitar a isenção da taxa:
- Alunos matriculados na 3ª série do ensino médio em escolas públicas;
- Quem cursou todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;
- Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
- Participantes do programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação (MEC).
Justificativa de ausência
Participantes que faltaram aos dois dias do Enem 2024 e desejam solicitar isenção para 2025 precisam apresentar uma justificativa de ausência, também pela Página do Participante, até 25 de abril. O resultado das solicitações será divulgado no dia 12 de maio.
Cronograma
- Solicitação de isenção e justificativa de ausência: 14 a 25 de abril
- Resultado da análise dos pedidos: 12 de maio
- Período para recursos: 12 a 16 de maio
- Resultado dos recursos: 22 de maio
Mesmo com a isenção aprovada, os candidatos deverão realizar a inscrição no Enem 2025 dentro do prazo que ainda será divulgado.
Sobre o Enem
O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, sendo utilizado no Sisu, Prouni e como critério para acesso ao Fies. Também serve como processo seletivo para instituições de ensino em Portugal que mantêm convênio com o Inep.
Mais informações estão disponíveis na Página do Participante.