MOVIMENTO

Feriadão: saída de Belém foi intensa na quinta (17)

Seja por meio de embarcações ou transporte terrestre, muita gente aproveitou já a quinta-feira para viajar e curtir o feriadão

 Movimento de saida de Belém e Ananindeua, para o feriadão da Semana Santa e Tiradentes.  17-04-2025 Foto: Wagner Almeida / Diário do Pará.
Movimento de saida de Belém e Ananindeua, para o feriadão da Semana Santa e Tiradentes. 17-04-2025 Foto: Wagner Almeida / Diário do Pará.

O movimento foi intenso ontem (17) nos terminais e portos hidroviários de Belém. Durante a manhã, uma fila considerável se formou nos guichês de passagens com destino a Soure e Salvaterra, no Marajó. Diversos passageiros também esperavam pela saída dos barcos com pelo menos três horas de antecedência. A movimentação foi considerada bastante agitada pelos trabalhadores dos locais de embarque.

De acordo com a Companhia de Portos e Hidrovias do Estado do Pará (CPH) são esperados cerca de 7 mil passageiros em embarques e desembarques no Terminal Hidroviário de Belém (THB) durante o feriadão da Semana Santa e Tiradentes, de 18 a 21 de abril. Os destinos mais procurados são no Arquipélago do Marajó, como Soure, Salvaterra e Ponta de Pedras. Segundo informações das bilheteiras, na manhã de quinta (17), só estavam disponíveis passagens de Soure/Salvaterra para viagens no sábado; enquanto para Ponta de Pedras, apenas nesta sexta (18).

Moradora de Salvaterra, a professora Jeisiane Pena, de 37 anos, esperava pela lancha das 13h no terminal de Belém. Para ela, o feriado prolongado era a oportunidade para descansar da rotina puxada, que envolve o trajeto da Ilha do Marajó ao município de Igarapé-Miri toda semana. Por isso, a ideia era ficar em casa descansando e ir, eventualmente, às praias e igarapés do município.

“Eu vim cedo e não consegui passagem, então eu tive que garantir pelo menos para as uma da tarde. Eu moro lá em Salvaterra, mas me desloco para trabalhar para outro interior, que é Igarapé-Miri. Toda semana eu viajo, mas dessa vez vou aproveitar o feriadão para ficar mais um pouco por lá. Volto segunda à tarde porque terça de manhã eu já tenho que trabalhar de volta”, relatou.

A família de Marcelo da Rosa, 50 anos, foi aproveitar o feriadão em Macapá, no Amapá. De férias do trabalho, eles resolveram desfrutar os dois dias de folga nacional para se encontrar com familiares que moram no município. “A gente é daqui, mas tem um parente da minha esposa que mora lá. Eu já até fiz essa viagem, mas para ela é a primeira vez. Nós vamos aproveitar o feriadão e também porque a gente está de férias, então vai emendar tudo. Por lá, a gente quer passear mesmo, conhecer mais a cidade e se divertir com a família”, contou o militar.

No porto Arapari, na rua Siqueira Mendes, o movimento foi bastante tranquilo. Por lá, as embarcações fazem viagem para os municípios de Abaetetuba, Barcarena, Baião, Carapajó, Cametá, Igarapé-Miri, Moju, Mocajuba e demais destinos do interior do estado.

Moradora do estado do Amapá, Célia Figueiredo estava de saída para o município de Cametá, na região do nordeste do Pará. De origem paraense, ela relatou que iria aproveitar o feriadão para voltar à cidade natal, onde se encontrará com a família após seis anos. Por isso, a folga prolongada seria um momento de reencontro, reflexão e introspecção devido a data religiosa.

“Eu moro há muitos anos no Amapá, faz seis anos que eu não vejo minha família e eu estou indo para Cametá agora. Eu estou indo encontrar a família e passar o feriado. Na terça-feira já estou de volta para a minha cidade. Como eu sou evangélica, eu vou só ficar com a minha família, refletindo sobre esse momento que estamos vivendo”, disse a assistente.