CRIMINALIDADE

Mais de 80 cidades do Pará estão há mais de 30 dias sem crimes violentos letais

Dados da Secretaria de Segurança Pública apontam queda expressiva nos registros de homicídios, feminicídios e latrocínios em municípios paraenses

Mais de 80 cidades do Pará estão há mais de 30 dias sem crimes violentos letais

Pará - Pelo menos 81 municípios do Pará estão há mais de 30 dias sem registrar crimes violentos letais intencionais (CVLI) — que incluem homicídios, feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. O dado, divulgado nesta quarta-feira (16) pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), da Segurança Pública e Defesa Social do Estado (Segup), reforça a tendência de queda nos indicadores de violência no estado.

Segundo a Segup, os números são resultado de um planejamento estratégico baseado em análises estatísticas realizadas diariamente, com ações voltadas para as necessidades específicas de cada região.

“Hoje, 81 municípios não registram esse tipo de crime há pelo menos 30 dias. Em alguns casos, como Magalhães Barata, são mais de 1.300 dias sem ocorrências desse tipo. Isso demonstra a efetividade do trabalho integrado das forças de segurança, garantindo a presença do Estado em todo o território paraense”, destacou o secretário de Segurança Pública, Ualame Machado.

Municípios com maiores períodos sem CVLI

Entre os municípios com os maiores períodos sem registros de crimes violentos letais, destacam-se:

  • Magalhães Barata – 1.300 dias
  • Santa Cruz do Arari – 613 dias
  • Santarém Novo – 538 dias
  • Inhangapi – 537 dias
  • Piçarra – 489 dias
  • São João de Pirabas – 470 dias
  • Colares – 446 dias
  • Sapucaia – 400 dias
  • Santo Antônio do Tauá – 382 dias
  • Santa Maria do Pará – 377 dias
  • São João da Ponta – 332 dias

Também aparecem na lista Bagre, Salinópolis, Soure, Pau D’Arco, entre outros, totalizando 81 municípios sem registros de CVLI entre 22 de setembro de 2021 e 13 de abril de 2025.

Interior também apresenta bons resultados

Outras cidades paraenses já ultrapassaram 100 dias sem registros desse tipo de crime, como Peixe-Boi (180 dias), Maracanã (174), Faro (144), Santa Maria das Barreiras (134), Nova Timboteua (130) e Ulianópolis (122).

Para o secretário, os dados refletem a descentralização das ações de segurança pública no estado.

“Temos municípios sem crimes violentos em todas as regiões do Pará. Isso mostra que as ações de segurança não se concentram apenas nos grandes centros, mas se estendem a todo o território, com resultados consistentes”, ressaltou Ualame Machado. “Ainda há regiões que demandam atenção, mas seguimos com reforços estratégicos para garantir mais segurança para todos os paraenses”.

A atuação integrada das forças estaduais, aliada ao uso de dados e inteligência, tem sido apontada como peça-chave na manutenção da redução dos índices de violência no estado.