ROTEIRO

Cruz da primeira missa no Brasil segue peregrinação e vem a Belém

Depois de passar por celebrações em São Paulo, a cruz usada na primeira missa celebrada no Brasil seguiu sua peregrinação nesta quarta-feira (16) .

Depois de passar por celebrações em São Paulo, a cruz usada na primeira missa celebrada no Brasil seguiu sua peregrinação nesta quarta-feira (16)
Depois de passar por celebrações em São Paulo, a cruz usada na primeira missa celebrada no Brasil seguiu sua peregrinação nesta quarta-feira (16) . Museu Nacional de Belas Artes/Reprodução

Depois de passar por celebrações em São Paulo, a cruz usada na primeira missa celebrada no Brasil seguiu sua peregrinação nesta quarta-feira (16) pelo interior do estado, na região turística conhecida como Vale da Fé, no Vale do Paraíba. Em comemoração aos 525 anos do evento histórico, pela manhã o item esteve em Cachoeira Paulista e Aparecida e à tarde foi para Guaratinguetá. Até o dia 26 de abril, a cruz passará por mais nove cidades brasileiras, como Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília e Salvador.

Em Cachoeira Paulista, a cruz chegou cedo no Santuário Pai das Misericórdias, na sede da comunidade Canção Nova. Participou às 6h do Santo Terço da Madrugada e às 7h seguiu para a missa, celebrada pelo padre Omar Raposo de Sousa, do Santuário Cristo Redentor, no Rio, e um dos responsáveis pela vinda da cruz ao país. As celebrações foram transmitidas no canal de TV da Canção Nova e no YouTube oficial da comunidade.

– A cruz está aqui. É por causa dela que sabemos quando começa a história do catolicismo no Brasil. Essa memória precisa ser ressignificada, revista e potencializada – disse o padre, que tem acompanhado a peregrinação do objeto histórico.

Após a celebração, a cruz seguiu para Aparecida, para a realização de mais uma missa no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Essa foi presidida pelo arcebispo Dom Orlando Brandes, que se referiu à cruz como um “grande presente de Páscoa”. Além da transmissão feita pela TV Aparecida, mais de 7 mil espectadores acompanharam a celebração em seu canal no YouTube.

Na ocasião, o padre Omar Raposo brincou que questionou algumas vezes como traria a cruz para o Brasil.

– Pensava que era grande como a do quadro de Victor Meirelles. Quando cheguei a Braga, em Portugal, pude encontrar esta pequena cruz de altar – disse.

A Primeira Missa no Brasil e a Cruz de Altar

O quadro mencionado pelo padre é “A Primeira Missa no Brasil”, de Victor Meirelles (1832-1903), que mostra uma cruz maior. Concluída em 1860, a obra retrata o ato litúrgico e foi encomendada por Pedro Álvares Cabral ao desembarcar em solo brasileiro, em 1500. Hoje, está no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, onde foi restaurada em 2006.

A primeira missa em solo brasileiro aconteceu em 26 de abril de 1500, na praia da Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, na Bahia. Celebrada pelo frei Henrique de Coimbra, reuniu portugueses e povos originários, é lembrada como um primeiro encontro entre as culturas e as crenças distintas. A cruz original tem cerca de 40 centímetros, não possui nenhum ornamento e foi feita de ferro fundido em Portugal, trazida para o Brasil pelos frades que acompanhavam Cabral.

Peregrinação da Cruz e Celebrações

A viagem do objeto por São Paulo terminou no Santuário Frei Galvão, em Guaratinguetá. Às 15h, foi realizada a terceira missa do dia em celebração aos 525 anos do evento histórico, presidida pelo Frei Diego de Melo, reitor do Santuário. A celebração também foi transmitida ao vivo pela rádio Frei Galvão.

– Este é um momento histórico para o Santuário e para a cidade de Guaratinguetá. A cruz nos recorda a primeira celebração e nos faz olhar para os nossos povos originários, respeitando e defendendo seus direitos, territórios e espiritualidades – disse o frade.

A trajetória da cruz em solo brasileiro faz parte do evento “Brasil com fé – celebrando os 525 Anos da primeira missa no Brasil, Terra de Santa Cruz”, organizado pelo movimento homônimo, pelo Santuário Cristo Redentor, da Arquidiocese do Rio de Janeiro, e pelo Instituto Redemptor. O Movimento Brasil com Fé tem cerca de quatro anos e surgiu como uma extensão do Santuário e do Instituto cariocas, para atuar de modo ecumênico, em defesa da fé e da liberdade religiosa, em diálogo com crentes (sem distinção de religião) ou pessoas sem religião, e para fomentar o turismo religioso no Brasil.

Nesta quinta-feira (17), o objeto irá para o Rio de Janeiro, onde será realizada uma missa na Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro, no centro da cidade. Até o dia 26 de abril, viajará também para Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Pará e Bahia.

Calendário da Peregrinação

*Confira o calendário dos próximos dias da peregrinação:

17/04: Rio de Janeiro e Petrópolis (RJ);

18/04: Porto Alegre (RS) – Sexta-Feira Santa;

19/04: Maricá e Rio de Janeiro (RJ);

20/04: Rio de Janeiro (RJ) – Domingo de Páscoa;

21/04: Brasília (DF);

22/04: Brasília (DF);

23/04: Brasília (DF) e Belém (PA);

24/04: Belém (PA);

25/04: Bahia (BA);

26/04: Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália (BA) – celebração dos 525 anos da primeira missa;

27/04: retorno a Braga, em Portugal.

(AG)