Agricultores familiares, trabalhadores rurais e comunidades tradicionais dos municípios de Nova Esperança do Piriá e Santo Antônio do Tauá, foram contemplados com a contratação de 100 novas moradias do Minha Casa, Minha Vida Rural, sendo 50 unidades para cada cidade. A expectativa é de que cerca de 400 pessoas realizem o sonho da casa própria. Em Nova Esperança do Piriá, o Instituto Transformar ficará responsável pelas casas, enquanto, em Santo Antônio do Tauá, a responsabilidade será da Associação dos Moradores da Vila de São Raimundo de Borralhos.
A informação foi publicada em portaria assinada pelo ministro Jader Filho na edição do Diário Oficial da União da última segunda, 14. A modalidade Rural do Minha Casa, Minha Vida prevê a possibilidade de o projeto arquitetônico atender às necessidades específicas da vida no campo, com características que respeitam o meio ambiente e as condições locais. O Ministério das Cidades autorizou nesta portaria, ao todo, a contratação de 256 novas unidades habitacionais em sete municípios, distribuídos por cinco estados.
“Como o presidente Lula tem dito, estamos colhendo os frutos do que plantamos desde 2023. Isso vale também para o Minha Casa, Minha Vida, porque anunciamos, quase todas as semanas, novas contratações de moradias para as pessoas que mais precisam, tanto em áreas urbanas quanto rurais. No caso do Pará, nossa meta é levar casas para todos os 144 municípios do estado”, ressaltou o ministro das Cidades, Jader Filho, destacando que a modalidade atende agricultores familiares, trabalhadores rurais e comunidades tradicionais.