
Os bairros Guamá, Terra Firme, Cabanagem e Icoaraci estão prestes a ganhar novas cores e significados com o Projeto Cores do Pará – Colorindo as Favelas de Belém. A iniciativa oferece capacitação educativo-cultural para 700 jovens da capital, com oficinas de artes visuais como desenho, pintura, muralismo e grafite, divididas entre teoria e prática.
Com atividades iniciadas em 1º de abril, o projeto segue até 17 de maio. A proposta é transformar espaços urbanos e promover a cultura da paz por meio da arte, envolvendo jovens de escolas públicas e instituições sociais dos bairros com maiores índices de violência nos últimos anos, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Pará.
“O nosso objetivo é usar a arte como ferramenta de transformação social e combate à violência. Vamos promover debates, reflexões e atividades que estimulem o senso crítico e a expressão artística dos jovens”, explica André Monteiro, produtor cultural e arte-educador responsável pelo projeto.
A metodologia conta com dois momentos principais:
- Oficinas teóricas, abordando fundamentos do desenho à mão livre, pintura básica e temas como ética, cidadania, acessibilidade, meio ambiente e cultura da paz;
- Vivências práticas, nas quais os participantes irão revitalizar espaços públicos e escolares por meio de mutirões artísticos com muralismo e grafite.
As oficinas estão sendo realizadas em escolas dos próprios bairros, com inscrições direcionadas a estudantes e moradores locais.
Confira o cronograma de oficinas por bairro:
- Guamá – Escola Padre Leandro Pinheiro: 1º a 9 de abril
- Terra Firme – Escola Mário Barbosa: 14 a 25 de abril
- Cabanagem – Escola Cônego Batista Campos: 28, 29, 30 de abril e 2 a 7 de maio
- Icoaraci – Escola Poranga Jucá: 12 a 17 de maio
Sobre o programa “Rouanet nas Favelas”
O Cores do Pará faz parte do programa Rouanet nas Favelas, lançado em 2023 pelo Ministério da Cultura, com apoio da Vale, Instituto Cultural Vale e Central Única das Favelas (CUFA). O programa busca ampliar o acesso à cultura em comunidades de grandes cidades brasileiras, com foco em regiões historicamente menos favorecidas por políticas culturais.
Através de projetos aprovados pela Lei Rouanet (Lei nº 8.313/1991), o programa incentiva a criação e circulação de iniciativas culturais com impacto social e econômico, especialmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país.
Serviço
Projeto Cores do Pará – Colorindo as Favelas de Belém
De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h
Aberto ao público nos bairros contemplados