AÇÃO CIRÚRGICA

Cinco bandidos mortos: ação policial corta pela raiz plano de assaltos em série no Pará

Criminosos que se preparavam para uma onda de assaltos e atentados em Novo Progresso, no sudoeste do Pará, foram neutralizados pela Polícia Militar

Cinco criminosos que se preparavam para uma onda de assaltos e atentados em Novo Progresso, no sudoeste do Pará, foram neutralizados pela Polícia Militar
Cinco criminosos que se preparavam para uma onda de assaltos e atentados em Novo Progresso, no sudoeste do Pará, foram neutralizados pela Polícia Militar. Foto: Divulgação

Cinco criminosos que se preparavam para uma onda de assaltos e atentados em Novo Progresso, no sudoeste do Pará, foram neutralizados pela Polícia Militar neste final de semana. A ação foi realizada por equipes do 46º Batalhão, sob o comando do tenente-coronel Gama e do capitão Garcia.

Como o caso foi descoberto

O plano criminoso começou a ser desvendado após o coronel Márcio Abud, comandante do CPR X, receber informações da inteligência policial sobre a chegada de uma quadrilha à cidade. O alerta se intensificou quando um homem procurou a delegacia local, confirmando os dados e afirmando ser um dos alvos do grupo. Segundo as informações, os criminosos estariam em dois veículos: um Gol prata (placa final 808) e um Renault Logan (placa final J30).

A operação policial

As guarnições das viaturas 10-4605 (comandada pelo tenente Martins Pires, soldados Munhoz e Evanzer) e 10-4601 (sob o comando do sargento Ronaldo, cabo Marlisson e soldado Correa) ficaram em alerta.

Por volta das 21h50, durante patrulhamento na Avenida Brasil, os policiais avistaram um Gol prata (placa NGS-9808), que coincidia com a descrição fornecida. Ao tentar abordá-lo, o veículo desobedeceu à ordem de parada, levando os policiais a persegui-lo até a região da Cristalina.

Confronto e resultado

A situação escalou quando os ocupantes do Gol desceram atirando contra os policiais. A guarnição revidou em legítima defesa, resultando na morte de dois criminosos, identificados como:

  • Michel de Jesus Santos (histórico criminal);
  • Jean Carlos Ferreira de Conceição (passagem por roubo em Miritituba).

No veículo, foram apreendidos:

  • Uma pistola .380 (6 disparos efetuados + 10 munições intactas);
  • Uma espingarda calibre 28 (1 cartucho deflagrado);
  • Um simulacro de arma de fogo.

Segunda abordagem e novo confronto

Em ação simultânea, as viaturas 4606 (capitão Garcia, sargento Campelo, soldado Romário) e 4604 (sargento Cássio, cabo Eduardo) localizaram o Renault Logan (placa NTX-0J30).

Ao serem ordenados a parar na Rua Valdir Sanches (Jardim América), os ocupantes reagiram com tiros, atingindo a dianteira da viatura. Os policiais revidaram, ferindo os três homens, conhecidos como:

  • “Jefinho” (Jeferson Santos Ribeiro);
  • “Gato Preto” (Cleiton Araújo da Conceição);
  • “Luquinha” (Lucas Fabrício Ribeiro Zamone).

Eles foram socorridos, mas não resistiram e morreram no hospital. Com eles, foram encontrados:

  • Dois revólveres .38 (10 disparos efetuados);
  • Renault Logan utilizado.
Clayton Matos

Diretor de Redação

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.