FEIRA DO PESCADO

Sedap reúne com representantes de instituições parceiras sobre Feira do Pescado

Programação ocorrerá em cinco pontos da Região Metropolitana de Belém e em mais de 50 municípios nos dias 16 e 17 deste mês de abril

Nos próximos dias 16 e 17, a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).
Nos próximos dias 16 e 17, a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).

Nos próximos dias 16 e 17, a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) promoverá a Feira do Pescado em cinco pontos da Região Metropolitana de Belém e, também, vai apoiar o evento em mais de 50 municípios. Para garantir o melhor atendimento ao consumidor, a instituição reuniu com representantes dos órgãos públicos parceiros para fechar a participação de cada entidade dentro da sua esfera de ação.

Participaram da reunião os servidores da Polícia Militar, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedcon), da Guarda Municipal e da Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém (SEGBEL). A Sedap esteve representada pela equipe da Diretoria de Pesca e das Coordenadorias de Pesca e de Aquicultura.

Diretor de Pesca, Orlando Lobato, detalha funcionamento da Feira do Pescado aos representantes das instituições parceiras
Diretor de Pesca, Orlando Lobato, detalha funcionamento da Feira do Pescado aos representantes das instituições parceiras

Durante a reunião, foi fechado como será realizada a logística da programação, para garantir o melhor atendimento possível ao público, e também  a segurança não apenas do pedestre como também a organização do trânsito próximo onde serão instalados os postos de oferta do pescado.

A feira será realizada no estacionamento do Centur, nas Usinas da Paz do Icuí e do Guamá, no estacionamento da sede da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e na Aldeia Amazônica, na Pedreira. 

Oferta – De acordo com o diretor de pesca da secretaria, Orlando Lobato, serão ofertadas em todo o Pará, em média, 250 toneladas de pescado. Para Belém, é estimada a venda de 30 toneladas. A Sedap tem a participação de mais de 60 municípios na programação localizados em todas as regiões de Integração do Pará.

“A feira ocorrerá nos dois dias que antecedem a Sexta-Feira Santa para que todos tenham oportunidade de comprar o seu pescado mais em conta; a maior parte da oferta é de pescado beneficiado, mas no Centur e na Aldeia Amazônica, teremos o caranguejo vivo oriundo das Resex (Reservas Extrativistas). Em todos os outros pontos, teremos o chamado peixe de cultivo”, detalhou Lobato.

O coordenador de aquicultura da Sedap, Alan Pragana, disse que o grande objetivo da Feira do Pescado é garantir que não haja o desabastecimento do pescado à população. O evento envolve um grande fluxo de logística e de número de consumidores, e é importante o apoio das instituições parceiras.

“É o maior evento agropecuário, pois ocorre ao mesmo tempo em Belém e em mais de 50 municípios, e, por isso, é muito importante o apoio de cada um dos órgãos envolvidos”, ressaltou Orlando Lobato.

Serviço

A Feira do Pescado 2025 será realizada na Região Metropolitana de Belém: Centur, Usinas da Paz do Guamá e do Icuí, na Aldeia Amazônica e no estacionamento da Seduc, das 8h às 14h.