
Das onze edições anteriores da Copa Verde, o Paysandu esteve presente em oito finais, chegando ao título de campeão em quatro delas – 2016/18/22/24. Este ano, a equipe bicolor faz a sua nona decisão do torneio ambicionando, claro, o pentacampeonato, enfrentando o Goiás-GO, em jogos de ida e volta, com o primeiro acontecendo hoje, a partir das 20h, no Mangueirão. O jogo de volta, no Serra Dourada, em Goiânia, está programado para o dia 23, uma quarta-feira, também. A decisão marca o reencontro entre Papão e Periquito do Planalto na decisão do torneio interestadual.
Em 2023, bicolores e alviverdes mediram forças em busca do título pela primeira vez na história. O Goiás acabou levando a melhor com duas vitórias jogando nas capitais paraense e goiana por 2 a 0 e 2 a 1, respectivamente. Para a torcida do Papão, o confronto de 180 minutos representa a oportunidade de o time devolver as derrotas e, consequentemente, a perda do título de 2023. Um fato curioso é que enfrentando time goiano na final do torneio, o Paysandu levantou dois títulos, ambos diante do Vila Nova-GO, maior rival do adversário de hoje – 2022 e 2024.
Paysandu e Goiás estão vindo de estreias diferentes na Série B do Brasileiro. Enquanto o Papão caiu em casa, na abertura do campeonato, por 2 a 1, o Periquito bateu o Amazonas-AM, na capital goiana. Em se tratando de Estaduais, a equipe alviceleste está garantida na decisão, diante do Remo, em jogos de ida e volta e que ainda não tiveram suas datas definidas pela Federação Paraense de Futebol (FPF). O Goiás, por sua vez, chegou até a semifinal do Goianão, quando foi eliminado pelo maior rival, o Vila Nova, em dois jogos – 1 a 0 e 0 a 0.
Premiação e Vaga na Copa do Brasil
As equipes fazem a final da Copa Verde de olho na premiação do torneio, modesta em relação a da Copa do Nordeste, mas, principalmente na vaga destinada ao campeão do torneio na 3ª fase da Copa do Brasil de 2026. A entrada no torneio nacional representa o faturamento de uma senhora bolada, como acontece com o próprio Paysandu este ano, que tem garantidos R$ 2,3 milhões por ter sido campeão da competição interestadual no ano passado. Isso sem falar na bilheteria do jogo, que, dependendo do adversário, pode representar uma senhora grana.
Ficha Técnica
Paysandu – 4-3-3
Matheus Nogueira; Bryan Borges (Edilson), Quintana, Ramon Martinez e PK (Bryan Borges); Leandro Vilela, Matheus Vargas e Marlon; Rossi, Nicolas e Borasi. Técnico: Luizinho Lopes
Goiás – 4-3-3
Tadeu, Diego Caito, Luiz Felipe, Lucas Ribeiro e Lucas Lovat; Marcão, Juninho e Gava; Arthur Caike, Breno Herculano e Zé Hugo. Técnico: Vagner Mancini
Detalhes da Partida
Local: Mangueirão – Horário: 20h – Árbitro: Alisson Sidnei Furtado (TO) – Assistentes: Anne Kesy Gomes de As (AM) e Cipriano da Silva Sousa (TO) – Quarto árbitro: Marcos Mateus Pereira (MS)