Adolescentes de até 16 anos precisarão da aprovação dos responsáveis para iniciar transmissões ao vivo no Instagram. A nova regra foi anunciada pela Meta nesta terça-feira (8) como parte de um pacote de atualizações voltadas à segurança de menores na plataforma.
Além das lives, os jovens também só poderão desativar a função que desfoca automaticamente imagens com suspeita de nudez — exibidas nas mensagens diretas — mediante permissão dos pais ou responsáveis.
As mudanças estão sendo implementadas no contexto das Contas de Adolescentes, recurso anunciado em 2024 e que passou a valer no Brasil em fevereiro deste ano. A iniciativa tem como foco oferecer mais ferramentas de proteção e controle para famílias com filhos conectados às redes sociais da Meta.
A empresa também informou que as Contas de Adolescentes estão sendo expandidas para outras plataformas do grupo, como o Facebook e o Messenger. “Nosso trabalho para apoiar pais e adolescentes continua. Por isso, estamos adicionando novas proteções e ampliando essas funcionalidades para o Facebook e o Messenger”, declarou a Meta em nota oficial.
As atualizações fazem parte de um esforço contínuo para tornar o ambiente digital mais seguro para o público jovem.