Tdb

Daniel Alves tem passaportes liberados pela Justiça e pode voltar ao Brasil

Uma semana depois de ter sua condenação por agressão sexual anulada, Daniel Alves já pode voltar a viajar.

Daniel Alves foi inocentado pela Justiça espanhola após um longo processo envolvendo uma acusação de abuso sexual.
 Daniel Alves foi inocentado pela Justiça espanhola após um longo processo envolvendo uma acusação de abuso sexual. Foto: Reprodução

Uma semana depois de ter sua condenação por agressão sexual anulada, Daniel Alves já pode voltar a viajar. Nesta sexta-feira (4), o ex-jogador foi até a Audiência de Barcelona pegar os dois passaportes – brasileiro e espanhol – que estavam retidos.

Durante um ano, Alves esteve semanalmente na Audiência para assinar uma ata de presença, mostrando que não havia deixado a Espanha. A partir de hoje, ele já pode voltar a viajar, inclusive para o Brasil, onde não pisa desde 2022, antes da Copa do Mundo do Qatar.

Os passaportes estavam retidos com a Justiça por “risco de fuga”, um dos pontos sustentados pela acusação para mantê-lo em prisão provisória entre janeiro de 2023 e março do ano passado.

Daniel Alves foi à Audiência de Barcelona acompanhado por sua advogada, Inês Guardiola, que assumiu o caso em outubro de 2023, apenas três meses antes do julgamento em primeira instância, que condenou o brasileiro a 4 anos e 6 meses de prisão.

A suspensão da pena, ditada em uma sentença da Sala de Apelações do Superior Tribunal de Justiça da Catalunha (STJC), ainda não é uma resolução definitiva.

Tanto o Ministério Público Catalão quanto a acusação particular devem apresentar recursos ao Tribunal Supremo da Espanha. O MP já sinalizou que levará o caso ao Supremo; a acusação particular ainda estuda os próximos passos.

Em entrevista ao UOL, a advogada da denunciante, Ester García, disse que ainda precisava conversar com sua cliente sobre um possível recurso, mas afirmou que levar o caso ao Supremo “é a coisa certa a fazer”.