
Da Redação*
José Loreto, que desfilou caracterizado como “diabo” na Vila Isabel, no Carnaval deste ano, viu seu nome envolvido em uma polêmica e em rumores de que poderia ter sua participação como Jesus, no espetáculo “Paixão de Cristo de Nova Jerusalém”, em Pernambuco, cancelada. Mas a produção do evento tratou de desmentir os boatos com uma nota de esclarecimento, informando que Loreto segue no papel.
“A STFN [Sociedade Teatral de Fazenda Nova], uma produtora teatral voltada ao entretenimento, à cultura e à arte, entende que atores e atrizes possuem total liberdade para interpretar diferentes papéis ao longo de suas carreiras e que o artista não deve ser confundido com os personagens que vivenciam na sua vida profissional”, iniciaram em sua nota. Eles reforçaram que apesar de ter uma temática fortemente ligada à fé, o espetáculo é reconhecido como Patrimônio Cultural, Material e Imaterial de Pernambuco.
Após repercussão negativa, Loreto explicou que o que mais lhe motiva na arte é representar personagens extremos, mocinhos e vilões. Desse modo, ele contou que não se incomodou com a existência do debate sobre interpretar Jesus e uma figura maligna, mas, sim, o teor de ódio nos comentários e mensagens que recebeu. “E o pior, a grande maioria das pessoas que vieram com ódio tinham a justificativa do amor e isso não entra na minha cabeça”, disse ele na ocasião.
*Com Gshow