INCLUSÃO

TRE-PA promove ação de acessibilidade e inclusão na Apae Belém

Tribunal realizará um atendimento personalizado na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae Belém).

A acessibilidade é um dos pilares do Plano de Gestão 2025-2027 do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), que busca promover a inclusão de eleitores com diferentes necessidades. Como parte dessa iniciativa, na próxima quarta-feira (26/03), das 9h às 12h, o Tribunal realizará um atendimento personalizado na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae Belém).

A ação é fruto da parceria entre a Assessoria de Cerimonial (Ascer), a Seção de Gestão da Sustentabilidade Ambiental e Social (SGS), o Núcleo de Atendimento ao Eleitor (NAE) e a Escola Judiciária Eleitoral (EJE). Durante o evento, serão oferecidos serviços como biometria, alistamento eleitoral, transferência e revisão cadastral. Além disso, a EJE apresentará o Projeto TRE Acessível, que visa ampliar a inclusão no processo eleitoral.

Capacitação para um atendimento inclusivo

A preparação para essa ação começou no dia 21/03, quando servidores do TRE-PA participaram de um treinamento na Apae Belém, em alusão ao Dia Mundial da Síndrome de Down. Em formato de Roda de Conversa, realizado no salão central do NAE, foram compartilhadas orientações sobre como atender pessoas com Síndrome de Down de forma inclusiva e anticapacitista.