TURISMO

Empresários do turismo paraense visitam o Parque da Cidade e Restaurante na Ilha do Outeiro

Grupo participou de uma visita técnica para conhecer as potencialidades turísticas do Parque da Cidade de Belém e a gastronomia regional

Belém - Os empresários que integram as Câmaras Setoriais do Turismo e da Gastronomia da Associação Comercial do Pará (ACP) participaram de uma visita técnica no último sábado (22), para conhecer as potencialidades turísticas do Parque da Cidade de Belém e a gastronomia regional do Restaurante Pré-Amar, localizado na Ilha do Caratateua – conhecida como Ilha do Outeiro, ou simplesmente Outeiro – distante cerca de 25 km do centro da capital paraense.

Reunidos em frente à sede da Associação Comercial do Pará, na Avenida Presidente Vargas, no centro de Belém, a comitiva saiu em direção ao Parque da Cidade. Os empresários foram recebidos no parque pelo Diretor de Projetos da Secretaria Estadual de Cultura, o arquiteto Rodolfo Castro, que, mediante a apresentação de uma planta do projeto, explanou todas as etapas de funcionalidades do espaço, que está sendo preparado para ser uma grande área turística, cultural e de entretenimento. O parque atenderá a 30ª edição da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorrerá em novembro próximo, e, após o evento, ficará como legado para a cidade.

O parque atenderá a 30ª edição da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorrerá em novembro próximo, e, após o evento, ficará como legado para a cidade.
O parque atenderá a 30ª edição da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorrerá em novembro próximo, e, após o evento, ficará como legado para a cidade.

O Parque da Cidade é uma área de 532 mil metros quadrados, dividida em sete zonas: “O Paraense é sua Imaginação”; “O Paraense e a sua Formação”; “O Paraense e sua Família”; “O Paraense e seu meio”; “O Paraense e sua Comunidade”; “O Paraense e seu Espírito”; e o “O Paraense e sua natureza”. Nessas zonas estão previstos espaços de centro gastronômico, pavilhão de economia criativa, jardins aquáticos, centro de ecoturismo, lago com balé das águas, torre de controle, memorial da aviação, praças, sete quadras poliesportivas, quatro grandes pórticos de acesso, aproximadamente 1.068 vagas de estacionamento e muitos outros espaços.

As obras do parque estão divididas em duas fases: a primeira fase já está concluída em 80% e a segunda, ficará pronta no próximo ano. A primeira fase representa os espaços que serão entregues para os eventos da COP 30. Nessa ocasião, o Parque da Cidade se tornará Território Internacional da Organização das Nações Unidas (ONU). Após a COP 30, o local estará aberto à população e aos turistas. O Governo do Pará investiu R$ 980 milhões na construção do Parque.

Projetado para ser o palco de alguns dos eventos da COP 30 – que discutirá questões ambientais e climáticas do mundo, o Parque da Cidade agregará tecnologias avançadas de mitigação climática, com uso de energia solar fotovoltaica, sistema de captação e reaproveitamento de água da chuva. Já o Centro Gastronômico pretende ser uma vitrine da rica culinária paraense aos olhos dos participantes da COP-30 e, posteriormente, aos turistas e moradores de Belém.

“Essa visita é muito importante, para que a classe empresarial tenha acesso a informações seguras para auxiliar na construção dos seus negócios”, explica Isabela Lima, Coordenadora da Câmara Setorial do Turismo da ACP. Já o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), Rafael Menezes, ressaltou que: “São grandes oportunidades de negócios que os empresários do setor irão ter com a construção do Parque da Cidade”.

Restaurante em Outeiro

Depois da visita ao Parque da Cidade, os empresários foram conhecer o Restaurante Pré-Amar, localizado na Praia do Amor, em Outeiro. O restaurante tem características rústicas, de frente para praia e oferece comidas regionais e nacionais. A grande especialidade do restaurante são os peixes regionais, preparado pelo renomado e premiado Chef Manuel Rodrigues.

Depois da visita ao Parque da Cidade, os empresários foram conhecer o Restaurante Pré-Amar, localizado na Praia do Amor, em Outeiro
Depois da visita ao Parque da Cidade, os empresários foram conhecer o Restaurante Pré-Amar, localizado na Praia do Amor, em Outeiro

“Recomendo experimentar aqui, no Pré-Amar, o prato ‘Pescada da Rainha’. O prato é feito com o peixe pescada amarela assado no forno, servido sem espinhas e acompanhado de camarão e legumes naturais”, explica o Chef Manuel. Ele conta que para, atender aos turistas que virão participar da COP 30, estará preparando com a sua equipe pratos especiais como, por exemplo, o “Cambueiros de Mapará”, com o peixe mapará, preparado no vapor de tucupi e servido com legumes naturais da região, e a “Costela de Tambaqui”, com pirão de quereré (vísceras do tambaqui).

O proprietário do restaurante, Fábio Amanajás, conta que o espaço é um legado deixado por seu pai João Amanajás, que faleceu há dois anos. “O nosso restaurante tem mais de 50 anos de história. Estamos trabalhando para que os turistas fiquem encantados com a nossa comida e as belezas naturais”, conta. O restaurante também prepara um espaço de camping para receber turistas que desejam acampar.

A Coordenadora da Câmara de Gastronomia da ACP, Ângela Espírito Santo, ficou bastante satisfeita com o resultado da visita técnica. “O programa de hoje dividiu-se em duas partes. Uma, foi a visita técnica ao Parque da Cidade. Ficamos surpresos com a magnitude do Parque.Com certeza por vai dinamizar o turismo. Podemos até considerá-lo como a nossa “Disney Verde”. É um novo atrativo que, com um bom plano de negócios, terá sustentabilidade econômica no pós-COP 30. A outra parte foi gastronômica, com a visita ao Restaurante Pré-Amar, um local bucólico, familiar, agradável, que serve a nossa comida de forma simples e com grande qualidade”, sintetiza.

As visitas técnicas ao Parque da Cidade e ao Restaurante Pré-Amar foram ações promovidas pelas Câmaras de Turismo e de Gastronomia da ACP, que contaram com os apoios da Secretaria Estadual de Turismo do Pará (Setur), Secretaria Estadual de Cultura do Pará (Secult), Vale Verde Turismo e Restaurante Pré-Amar.

Por Isa Arnour