As equipes do Departamento de Resíduos Sólidos da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana de Belém (Sezel), conduziram neste sábado (22) uma ação limpeza na Pratinha II, nos arredores do Aeroporto Internacional de Belém. A visita ao local visava planejar a ação completa de limpeza dos pontos de descarte irregular no entorno do Aeroporto, sendo a rua São Clemente o pior ponto.
A iniciativa veio após um acordo de parceria firmado entre a Sezel e a Norte da Amazônia Airports (NOA), concessionária responsável pela gestão do terminal aéreo de Val de Cães. Neste sábado, as equipes da NOA e programa Belém Limpa já iniciaram a roçagem da rua e a retirada de parte do resíduo que estava na via. Só esse primeiro trabalho, que foi feito para avaliação visual da área, já resultou em 7 caçambas de 8 metros cúbicos de lixo retirados. Na avaliação da Sezel, serão necessárias aproximadamente mais 30 caçambas para limpar completamente a área.
Além deste primeiro local, o levantamento mapeou cerca de 5 pontos nos bairros da Pratinha e São Clemente, onde o descarte irregular de resíduos têm atraído aves decompositoras para o entorno do aeroporto. Entre as áreas identificadas e que terão a solução desse problema estão a Travessa da Pratinha com Sumaúma, a Rua São Clemente, a Alameda Vitória, a Rua Jhon Engelhard e a Avenida Padre Bruno Sechi.
A ação da Prefeitura, que continua na segunda-feira (24), a partir das 9h, incluirá a remoção de entulho, o desmonte de pontos críticos de lixo, varredura, roçagem, capinação, paisagismo e educação ambiental para os moradores. Os trabalhos seguem até a limpeza completa dos pontos elencados pela parceria, por tempo indeterminado.
A secretária de Zeladoria Urbana de Belém, Thayta Martins, destacou a importância dessa ação para a preservação ambiental e a segurança no entorno do Aeroporto Internacional de Belém. “Essa ação é específica para atender os descartes irregulares que nós temos hoje na lateral do aeroporto. Com um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o aeroporto, nossa principal preocupação é preservar a fauna e a flora da região. Vamos entrar com serviços de coleta e, com tratores, recolher todo o entulho acumulado nessas áreas.”
A secretária também enfatizou que serão realizadas abordagens informativas de conscientização sobre a separação e destinação correta dos resíduos. “O entulho não pode ser misturado com o lixo doméstico, e, muitas vezes, vemos pontos de descarte irregular onde esses materiais estão acumulados no mesmo espaço, tornando o ambiente ainda mais tóxico. Vamos orientar a população nesse sentido. Vamos criar canteiros de jardins, ao redor desses pontos de descarte. A ideia é transformar esses espaços em pontos de manifesto: aqui não é o local correto para o descarte de lixo”, disse.
Foi acordado entre a Sezel e a NOA a construção de um novo muro na área da São Clemente que proteja o terreno da ação de descartadores ilegais e a construção de um jardim eco para evitar que a calçada em frente também receba a ação de criminosos ambientais. O custeio destas construções será feito pela empresa, portanto, sem ônus ao Tesouro Municipal.