PESQUISA

IBGE: Pará registra crescimento de 0,9% na produção industrial

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta segunda-feira (18) os dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional

IBGE: Pará registra crescimento de 0,9% na produção industrial IBGE: Pará registra crescimento de 0,9% na produção industrial IBGE: Pará registra crescimento de 0,9% na produção industrial IBGE: Pará registra crescimento de 0,9% na produção industrial

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta segunda-feira (18) os dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional, que mostram uma queda de 3,9% na produção industrial do Pará na passagem de dezembro de 2024 para janeiro de 2025. O estado está entre os sete dos 15 analisados que registraram retração no período. Em contraste, a produção industrial nacional permaneceu estável (0,0%).

Pará ocupa a segunda posição entre os estados com maior impacto negativo, atrás apenas de São Paulo (-4,1%). Em terceiro lugar aparece o Espírito Santo (-2,6%).

Crescimento na comparação anual

Apesar da queda mensal, a indústria paraense apresentou um crescimento de 0,9% em janeiro de 2025, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Esse desempenho coloca o estado na quinta posição entre os que registraram avanço, atrás de Santa Catarina (8,6%)Rio Grande do Sul (8,1%)Paraná (3,7%) e Goiás (3,4%).

Dentre as seis atividades industriais pesquisadas no Pará, três apresentaram crescimento na comparação anual:

  • Metalurgia: +16,4%
  • Fabricação de produtos de madeira: +12,4%
  • Fabricação de bebidas: +4,8%

Por outro lado, as atividades que registraram queda foram:

  • Fabricação de produtos de minerais não metálicos: -4,8%
  • Fabricação de produtos alimentícios: -5,2%

fabricação de celulose, papel e produtos de papel manteve-se estável, sem variação (0,0%).

Desempenho acumulado em 12 meses

No acumulado dos últimos 12 meses, a indústria paraense registrou um crescimento de 5,4%, o terceiro maior entre os estados analisados. A indústria de transformação teve um avanço expressivo de 11,8%, enquanto a indústria extrativa cresceu 4,3%.

Sobre a PIM Regional

Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional é realizada desde a década de 1970 e fornece indicadores mensais sobre o desempenho das indústrias extrativas e de transformação em 17 unidades da federação. Esses estados possuem, no mínimo, 0,5% de participação no valor da transformação industrial nacional. A pesquisa também abrange a Região Nordeste como um todo.

Os dados completos estão disponíveis no Sidra, banco de dados do IBGE. A próxima divulgação da PIM Regional, referente a fevereiro de 2025, ocorrerá em 8 de abril.

Clayton Matos

Diretor de Redação

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.