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Hydro impulsiona ações para aumentar presença feminina na mineração  

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No mês em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, a empresa projeta novas metas para 2030 

A Hydro, líder global em alumínio e energia renovável, tem investido continuamente na equidade de gênero em suas operações, buscando um ambiente de trabalho cada vez mais diverso e inclusivo. Para impulsionar ainda mais a equidade de gênero, neste mês em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, a empresa estabeleceu compromissos ambiciosos para alcançar globalmente 30% de mulheres no quadro geral da companhia até 2030, com 25% nas operações e 25% em cargos de liderança. Além disso, projeta ter 40% de mulheres em cargos de liderança e especialistas. 

Um conjunto de iniciativas estão planejadas para aumentar a quantidade e representatividade feminina. Entre as ações previstas para acelerar a equidade de gênero, a empresa vai fortalecer os processos de contratação com o equilíbrio de homens e mulheres nas entrevistas, implementar programas de desenvolvimento da carreira feminina e garantir que todos os locais de trabalho estejam estruturados para atender bem a todas as pessoas. 

Os novos compromissos foram anunciados, em março, num momento em que a empresa já avança na equidade de gênero. A Hydro projeta atingir, até o final de 2025, a meta global de 25% de participação feminina em seu quadro de colaboradores, um marco importante em um setor tradicionalmente masculino como o da indústria. 

No Brasil, a companhia alcançou um equilíbrio de gênero em seus escritórios no Rio de Janeiro e Belém, com a força de trabalho equilibrada entre 50% de homens e 50% de mulheres. Com os novos compromissos, a expectativa é acelerar este equilíbrio também nas unidades operacionais. Também em março a empresa lançou a Rede de Mulheres nas Operações (WON, em inglês), um movimento interno dedicado a empoderar e conectar as empregadas das mais diferentes unidades de negócios e países. 

  

“A diversidade e inclusão são prioridades na Hydro. Trabalhamos, entre outras ações, com vagas exclusivas para pessoas que se identificam com o gênero feminino, além de programas de capacitação para empregadas e para pessoas de comunidades vizinhas, em parceria com instituições educacionais locais. Estamos ampliando programas como o de aprendizes e estagiários para profissionais nesse perfil”, afirma Nelia Lapa, Vice-Presidente de Pessoas, Saúde & Segurança da Hydro Bauxita & Alumina.  

Na Mineração Paragominas, onde a empresa opera uma mina de bauxita, mulheres como Cleane Feitosa, operadora de caminhão, são exemplos da crescente presença feminina no setor. Cleane destaca a experiência de operar os modernos caminhões elétricos: “Eles são fáceis de manobrar, silenciosos e muito confortáveis. Dirigir caminhão é um trabalho para quem tem competência, seja homem ou mulher. E, aqui na Hydro, a gente tem!”.  

Capacitar para engajar

A Hydro investe em sensibilização e capacitação sobre equidade de gênero e outros temas de Diversidade para promover a inclusão e o pertencimento dos empregados. Além de contribuir para a educação e conhecimento das pessoas, a iniciativa busca formar cada vez mais aliados na promoção da equidade de gênero. Além de treinamentos, palestras e conteúdos de livre acesso, o movimento educativo acontece por meio de sessões de conscientização e mentorias executivas voltadas à alta liderança. 

Engano achar que apenas as mulheres são alvo das ações. Para Nelia Lapa, o envolvimento dos homens é fundamental para o sucesso das iniciativas de diversidade. “Nosso objetivo não é substituir, mas transformar os espaços em ambientes mais equitativos. Buscamos mulheres competentes, sem comprometer a qualidade de nossas operações. Queremos atrair e desenvolver os melhores talentos, garantindo que todos tenham a oportunidade de prosperar”, ressalta.  

  

Cultura inclusiva e equidade salarial 

A Hydro vem implementando diversas iniciativas para promover a inclusão, como a abertura de vagas afirmativas, a criação de programas de trainee e estágio voltados para mulheres, o programa Operacional para Mulheres e o programa de aceleração da carreira feminina. As operações no Brasil também contam com a Rede de Mulheres, que visa fortalecer a posição e competência das colaboradoras no ambiente de trabalho, com autonomia e foco em resultados.  

  

Além disso, a Hydro possui um programa de remuneração transparente, alinhado às melhores práticas de mercado e exigências legais, com equidade salarial entre homens e mulheres. Alinhado a isso, a empresa pratica a licença maternidade estendida de 180 dias e implantou unidades do Espaço Mulher, que é um local instalado nos ambientes de trabalho onde as mulheres lactantes podem extrair e armazenar o leite materno. 

Para Ingrid Borges, compradora júnior na área de Suprimentos que começou na Hydro como estagiária, ocupar um cargo como empregada na empresa é uma oportunidade que mudou sua vida. “Foi uma chance única que tive. Em pouco tempo, consegui me desenvolver profissionalmente e levar os valores da Hydro para o meu dia a dia. Além de que, é sempre inspirador encontrar mulheres fortes, determinadas e importantes, que são verdadeiros exemplos! Fico extremamente feliz por fazer parte de um time que é, em sua maioria, composto por mulheres e por estar em uma empresa que se importa com o bem-estar de todas nós”, comenta. 

A inclusão vem se materializando não apenas na quantidade, com o aumento do número de mulheres na empresa, mas também na representatividade. É crescente o número de mulheres em cargos de liderança. Para os próximos anos, o foco será o desenvolvimento de talentos para ampliar a ocupação de cargos de liderança por mulheres, especialmente nos escritórios.  

  

“Não trabalhamos apenas com vagas afirmativas, temos um compromisso em promover uma cultura de inclusão e acolhimento na empresa. Isso passa por promover ações educativas que utilizam teatro e debates para gerar reflexões profundas não só sobre assuntos relacionados a gênero, como temáticas relativas à etnia e acessibilidade. Para os próximos anos, a Hydro seguirá expandindo a participação feminina em suas unidades de negócio, buscando refletir a representatividade de gênero existente na sociedade”, finaliza Nelia Lapa.  

Sobre a Hydro:  

A Hydro é uma empresa líder em alumínio e energia renovável, comprometida com um futuro sustentável. Com o objetivo de criar sociedades mais viáveis, desenvolve indústrias que importam para as pessoas e para a sociedade. Desde 1905, a Hydro transforma recursos naturais em soluções e negócios relevantes de forma inovadora, criando um local de trabalho seguro para 33.000 empregados em mais de 140 unidades e 40 países. No Brasil, a Hydro está presente em toda a cadeia de valor do alumínio, com quase 7 mil empregados. Atuando desde a extração de bauxita, produção de energia renovável, refino de alumina, produção de alumínio e extrusão, oferece conhecimentos e competências únicas para indústrias da construção, automotiva e de embalagens, entre outras.