INÍCIO DA QUARESMA

Missa das Cinzas reúne centenas de fiéis nas paróquias de Belém

Entenda a importância da Imposição das cinzas e como ela promove a conversão e a reflexão dos fiéis na Quaresma.

Missa das Cinzas reúne centenas de fiéis nas paróquias de Belém Missa das Cinzas reúne centenas de fiéis nas paróquias de Belém Missa das Cinzas reúne centenas de fiéis nas paróquias de Belém Missa das Cinzas reúne centenas de fiéis nas paróquias de Belém

A Igreja Católica celebrou a tradicional missa de Imposição das Cinzas, nesta quarta-feira (05). Em Belém foram realizadas 109 celebrações nas paróquias que fazem parte da Arquidiocese Metropolitana, presididas por párocos e vigários. O rito católico marcou o início da Quaresma, que encerra na manhã de Quinta-Feira Santa, 17 de abril, com a Missa do Crisma. Esse período é marcado por atos de penitência, reflexão e conversão e preparação para a Páscoa pela Igreja e os cristãos católicos. 

Durante a homilia, Monsenhor Agostinho Cruz, cura da Catedral Metropolitana, destacou a importância da renovação cristão por meio da preparação para o período Pascal, que tem uma finalidade central na fé católica, que é a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Esse longo preparo de quarenta dias deve envolver três princípios básicos: a penitência, através do jejum; a oração e a esmola por meio da caridade. 

“A penitência é uma mortificação. É ter vontade e fazer em prol de algo, para que eu seja melhor. Todo fruto da Quaresma, da oração intensa, do jejum e da esmola, é para que eu me torne uma pessoa melhor. A mensagem que fica da Quaresma é o texto do Evangelho que diz: ‘Lembras que é pó e ao pó retornarás’. Lembra a nossa finitude humana. Se o ser humano entende que é finito, limitado, ele vai tender a viver melhor com ele mesmo, com Deus, e viver melhor com o próximo, sem julgamento, sem palavras falsas, sem condenação. É, de fato, uma mudança de vida”, esclareceu o vigário geral da Arquidiocese de Belém. 

DEVOTOS

Durante a celebração, os cristãos foram tocados pelas palavras do celebrante e se comprometeram, por mais um ano, a seguir os ensinamentos de Jesus. Após a imposição das Cinzas, Thais Secco, 47 anos, afirmou que o rito expressa uma importante necessidade de renovação da vida e do compromisso cristão. Por isso, durante a Quaresma ela se prepara com orações para que o objetivo de conversão se torne uma realidade. 

“Esse momento é muito importante para nós católicos. Saber que podemos contar com Deus, que Ele está nos esperando, e que a gente consiga rasgar o nosso coração e ser uma pessoa nova, de acordo com os ensinamentos d’Ele. É exatamente uma renovação da fé, me torno uma pessoa nova, com novos caminhos, convertida e crendo ainda mais no Evangelho. O que eu peço pra Deus para caminhar uma boa Quaresma. Que esses 40 dias sejam mesmo de conversão, deixar de lado a mulher velha para uma mulher nova”, disse a arquiteta. 

Para o advogado Luiz Cláudio Santos, 53 anos, a imposição das Cinzas é o momento central da fé cristã, que abre caminho para um período de penitência. “Para nós, católicos, é importante viver o gesto de uma penitência, esperando a Páscoa do Senhor.Eu costumo me preparar nesse momento para tentar me reconciliar com Deus. Não só nesse período, mas no ano todo a gente tem que buscar a Palavra e aplicar na nossa vida. Por isso, neste período de quarenta dias eu costumo praticar a penitência”, afirmou. 

Seguindo o mesmo pensamento, Ana Carolina Furtado, 30 anos, diz que a imposição das Cinzas é o momento para se entregar às mudanças. “É um tempo propício pra gente se entregar e seguir os ensinamentos de Jesus porque se não fosse por Ele, nós não estaríamos aqui hoje, vivenciando maravilhas em nome D’Ele. eu já tenho uma caminhada dentro da igreja e todo ano eu faço uma preparação. Esse ano vou abdicar das bebidas alcoólicas e refrigerante. Também pretendo rezar o Santo Terço todo dia com a minha família porque eu quero transformar o meu coração verdadeiramente”, finalizou a secretária.