CONFIRA AS IMAGENS

Criatividade e tradição marcam o Carnaval de Vigia de Nazaré

As ruas de Vigia de Nazaré ferveram durante a tarde de segunda-feira (03) com os dois blocos mais tradicionais do Carnaval.

As ruas de Vigia de Nazaré ferveram durante a tarde de segunda-feira (03) com os dois blocos mais tradicionais do Carnaval. As Virgienses e Os Cabraçurdos tomaram as ruas do município com uma multidão de foliões que espalharam muita alegria através da criatividade das fantasias. Super-herói, médico, pirata e diversos personagens de desenhos infantis deram o tom irreverente, original e autêntico para a festa. 

Em 2025, o tradicional bloco “As Virgienses” completou 40 anos. Composto por homens que se fantasiam com roupas tipicamente femininas, esse é um dos maiores blocos de rua do estado do Pará, criado em 1985 por um grupo de amigos. Durante quatro décadas, a tradição se tornou a principal atração do Carnaval vigiense, saindo às ruas do município sempre na segunda-feira de folia.

Para comemorar o 40o aniversário do bloco, o folião Cleydson Leal, 44 anos, idealizou o figurino da comissão de frente das Virgienses pelo décimo quinto ano consecutivo. Em homenagem à longevidade da atração cultural, ele arquitetou 18 fantasias similares a boneca que abre alas do bloco, uma figura que representa a troca de gêneros no carnaval vigiense. A brincadeira flertou com a ilusão de ótica ao levar 27 “brincantes” ao cortejo com apresentação de apenas nove foliões, que causaram grande surpresa no público.

“Somos 9 integrantes, mas com essa fantasia vai parecer 27. Esse grupo já chegou aos quarenta anos, eu saio desde quando era uma menina, eu era moço. E a gente quer continuar até onde der, levar alegria pros vigienses. Todo ano a comissão de frente conta com inovação e sempre traz uma coisa diferente para apresentar no carnaval. Cada ano a gente tá melhor, cresce mais. Somos diferentes e irreverentes, e isso chama atenção dos brincantes, que chegam na nossa cidade cada vez mais”, relatou o controlador de qualidade.

Fantasiados com vestidos, saias, perucas, bijuterias, além da maquiagem e unhas postiças, os foliões entraram na brincadeira carnavalesca. Há mais de 30 anos, Cláudio Rabelo, 56, reúne amigos e familiares para se fantasiar para pular o Carnaval de Vigia. Esse ano, o figurino do grupo foi de pastilhas coloridas do chocolate M&M. Nas cores rosa, azul, amarelo, vermelho e verde, eles se enfeitaram durante 1h30 antes de seguir ao corredor da folia para fazer a alegria dos brincantes durante a festa.

“É uma tradição que a gente tenta passar para as pessoas a alegria do Carnaval. A gente sempre sai fantasiado, padronizado, mas também sempre inovando. Esse ano foi M&M, mas já teve ano que fomos de líder de torcida, frutas, marcas de cerveja, bebezão. O nosso Carnaval é muito bom, cada ano a emoção aumenta mais, as ruas ficam cheias, é tudo de bom. É uma alegria muito grande para todo mundo, quem vai fantasiado e quem vai só para ver”, contou o motorista de ônibus.

Sete piratas vindos de Belém também invadiram e saquearam as ruas de Vigia. A tradição de se vestir em conjunto se renova há mais de dez anos entre a família e amigos de Márcio Carrera, de 49 anos. Com figurinos sempre novos e bem elaborados, eles se preparam com antecedência para curtir o Carnaval em clima irreverente e energia lá em cima. 

“A gente tenta criar uma fantasia bem descontraída para brincar o Carnaval, vamos diversificando. Esse ano, eu achei que ficaria legal a montagem do traje e realmente ficou muito bacana. Foram em torno de vinte dias para comprar o tecido, escolher o material, os aviamentos e os acessórios. No dia, o que demora mais é a maquiagem, em torno de quatro horas pra todo mundo ficar pronto. Tudo isso porque o Carnaval de Vigia é o melhor do Pará, é muita alegria, diversão e descontração”, garantiu o bancário.

A tradição também se repete entre o grupo de amigos de Cristiano Braga, 34, que há 15 anos se fantasiam para a festa. Dessa vez, os líderes de torcida tomaram conta do corredor da folia. “A gente já vem há muito tempo para Vigia, e todo ano é fantasiado. A gente já espera por essa época do ano porque o Carnaval de Vigia sempre é bom, todo ano tem uma novidade. Quando a gente chega aqui é muita festa, alegria, todo mundo brincando junto, uma maravilha”, afirmou o professor. 

Do outro lado, no bloco “Os Cabraçurdos” as mulheres se vestiram de homem, tradição que dura mais de duas décadas divertindo o carnaval do município. De roupas masculinas e barba falsa, Ingrid Santos, 27 anos, se divertiu ao lado das mulheres da família, todas fantasiadas à caráter. “Já faz cinco anos que a gente vem de Belém pular Carnaval em Vigia. A gente sempre se veste de homem e é maravilhoso curtir aqui porque a gente sempre tá em família, é um ambiente alegre, e ainda conhecemos pessoas novas”, disse a estudante de Direito. 

Faz três anos, as mulheres da família Brasil se fantasiam juntas para seguir o cortejo vigiense. O costume iniciou com Rosângela Brasil, 50, que acompanha o Carnaval do município há pelo menos vinte anos, período que também investe nos figurinos. Porém, foi só nos últimos anos que ela segue o bloco acompanhada das integrantes da família, vestidas com uma fantasia padronizada. Dando continuidade à tradição, esse ano a escolha foi por uma personagem do universo de super-heróis: a Mulher Maravilha. 

“Na verdade, a gente mora em Icoaraci e eu já venho há mais de vinte anos para o Carnaval de Vigia. De todo esse tempo, há três anos nós fazemos a fantasia igual que, para  a gente, já se tornou uma tradição. Essa brincadeira é um momento muito bom para renovar as energias para o ano todo. Aqui é em Vigia é maravilhoso, a diversão é garantida e com segurança”, exaltou a professora. 

Teve também quem aproveitou a oportunidade para lucrar um dinheiro extra. Esse é o caso da autônoma Nazaré Souza, 39, que vendia fantasias e adereços aos foliões vigienses. “Eu já faço isso aqui há uns dez anos e é sempre garantido que sai. Os anjinhos, então, é o que mais sai, e ainda tem as perucas para o bloco das Virgienses. Eu não troco Vigia por nenhum Carnaval porque aqui todo mundo gosta de se fantasiar e já é certo que eu vou lucrar uma graninha”, concluiu a vendedora. 

VEJA AS FANTASIAS