MENGÃO EM VANTAGEM

Flamengo sai na frente do Vasco na semi do Carioca

Com gol de Bruno Henrique, o Flamengo bate o Vasco e avança na disputa pelo Campeonato Carioca. Confira a análise da partida.

Flamengo sai na frente do Vasco na semi do Carioca Flamengo sai na frente do Vasco na semi do Carioca Flamengo sai na frente do Vasco na semi do Carioca Flamengo sai na frente do Vasco na semi do Carioca

O Flamengo saiu na frente na luta por uma vaga na final do Campeonato Carioca. A equipe rubro-negra venceu o Vasco na tarde deste sábado (1º) no Nilton Santos, por 1 a 0, e pode até perder por um gol de diferença no próximo sábado, no Maracanã, para avançar à decisão.
O gol da vitória foi marcado por Bruno Henrique, em bonita finalização no segundo tempo. Foi o 10º gol dele no Clássico dos Milhões, ampliando a lista de gols marcados contra o rival cruz-maltino, maior vítima dele.
Por ter tido a melhor campanha na Taça Guanabara, primeiro turno do Estadual do Rio, o Fla tem a vantagem de jogar pelo “empate em pontos ganhos e saldo de gols”, além do mando da segunda partida.

Herança do último clássico?
O clássico foi brigado, principalmente no primeiro tempo, e teve alguns episódios do famoso “princípio de confusão”, com os jogadores de Vasco e Flamengo se estranhando em campo. O último duelo aconteceu no dia 15 de fevereiro e teve vitória do Fla. O jogo terminou em confusão em campo, após vascaínos “cobrarem” Wesley após um passe com o rosto virado quando o placar já apontava 2 a 0 favoravelmente aos comandados de Filipe Luís.

Estreia no Vasco
O atacante Loide angolano desembarcou no Rio de Janeiro na quinta-feira, foi anunciado como reforço no mesmo dia e fez a estreia no clássico deste sábado. Ele entrou no segundo tempo na vaga do volante Matheus Carvalho.

Como foi o jogo
O clássico começou quente, com faltas mais duras e jogadores com cartão amarelo logo nos primeiros minutos. As equipes se mostraram “pilhadas”, principalmente o Vasco, que abusou da força em diversos lances. O Flamengo também teve os seus momentos mais violentos -em falta de Wesley em Vegetti houve um princípio de confusão. O primeiro tempo terminou com nada menos que seis amarelos. sendo quatro para o time de São Januário e dois para a equipe da Gávea.
Com a bola rolando, o Flamengo tinha mais a posse e explorava, principalmente, o lado direito, com Wesley e Plata. Os comandados de Filipe Luís, porém, cometeram falhas no último terço, e as duas chances mais passaram por Luiz Araújo. O Vasco, por sua vez, apostava em saídas em velocidade e ligações mais diretas. O time de Carille assustou em duas finalizações da intermediária.
Na reta final da primeira etapa, o duelo ficou mais aberto, com os times achando espaços ofensivos e criando boas oportunidades -Léo Ortiz tirou em cima da linha após finalização de Rayan.
Na volta do intervalo, com ânimos mais calmos, o Flamengo se mostrou superior, “empurrou” o Vasco para o campo de defesa e perdeu chances claras de gol. Em meio a esse momento de pressão rubro-negra, a torcida cruz-maltino xingou o técnico Carille. O treinador, inclusive, minutos depois, alterou a tática, tirou o volante Mathueus Carvalho e colocou o atacante Loide, reforço que fez a estreia.
A insistência do Flamengo frente a um Vasco que pareceu ter perdido o ímpeto deu certo. O Rubro-Negro abriu o placar com Bruno Henrique ainda antes da parada técnica no segundo tempo. O Cruz-Maltino tentou responder rapidamente, mas esbarrou na falta de capricho nas finalizações.
Com a vantagem no placar, os comandados de Filipe Luís passaram a ter ainda mais o controle da partida, enquanto o time da Colina não mostrava poder de reação e mudou no “atacado” para tentar mudar o cenário, mas não foi o suficiente.

Lances importantes
Não dominou. Aos 7 minutos do 1º tempo, Luiz Araújo avançou pela esquerda, foi à linha de fundo e cruzou rasteiro para trás. Plata não conseguiu dominar
Passou perto. Aos 19 minutos do 1º tempo, Coutinho avançou pela intermediária e foi desarmado. A bola sobrou para Jair, que bateu colocado e a bola passou perto do ângulo esquerdo de Rossi.
Perdeu. Aos 24 minutos do 1º tempo, Wesley acionou Luiz Araújo. Ele cruzou baixo e Arrascaeta chegou livre na área. O uruguaio furou na primeira tentativa, ficou com a sobra e se enrolou.
Quase. Aos 31 minutos do 1º tempo, Rayan aproveita falha da defesa rubro-negra, avança e finaliza. A bola passa perto da trave direita de Rossi.
Salvou. Aos 44 minutos do 1º tempo, Rayan invadiu a área pela direita e bateu cruzado. Rossi defendeu, mas Rayan pegou rebote e finalizou novamente. Léo Ortiz tirou em cima da linha.
0 x 1. Aos 21 minutos do segundo tempo, Bruno Henrique recebeu na entrada da área, de costas, gira e chutou no ângulo.

FICHA TÉCNICA
VASCO 0 x 1 FLAMENGO
Competição: Campeonato Carioca (semifinais)
Local: Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data e hora: 1º de março de 2025, às 17h45 (horário de Brasília)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Auxiliares: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa (RJ) e Hugo Filemon Soares Pinto (RJ)
VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)
Cartões amarelos: Lucas Piton, Vegetti, João Victor, Matheus Carvalho, Hugo Moura (VAS); Erick Pulgar, Wesley (FLA)
Gol: Bruno Henrique, aos 21 minutos do segundo tempo (FLA)
Vasco: Léo Jardim, Paulo Henrique, João Victor, Lucas Freitas e Lucas Piton; Hugo Moura, Matheus Carvalho (Loide Augusto), Jair (Sforza) e Coutinho (Payet); Rayan (Garré) e Vegetti. Técnico: Fábio Carille.
Flamengo: Rossi, Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Varela; Erick Pulgar, Gerson e Arrascaeta (Matheus Gonçalves); Luiz Araújo (Allan), Plata (Ayrton Lucas) e Bruno Henrique (Wallace Yan). Técnico: Filipe Luís.

ALEXANDRE ARAUJO E BRUNO BRAZ