A transição de comando sempre exige tempo e adaptação, mas, sob a gestão de Luizinho Lopes, o Paysandu tem mostrado sinais claros de evolução. Após quatro jogos à frente da equipe, o treinador conseguiu imprimir um novo modelo de jogo, diferente daquele visto com o antigo comandante, Márcio Fernandes. O reflexo disso ficou evidente na última partida contra o Manaus-AM, pelas quartas de final da Copa Verde. O confronto, que prometia ser difícil, foi conduzido com maturidade e terminou em goleada por 4 a 1, garantindo o Papão nas semifinais da competição.
Além da classificação, o jogo reforçou o bom momento da equipe sob a batuta de Luizinho. Desde sua chegada, o profissional manteve o Paysandu invicto e apresentou números sólidos: seis gols marcados e apenas dois sofridos, o que representa uma média de 1,5 gol por partida. Mais do que os números, a equipe tem demonstrado uma postura mais organizada, com maior controle das ações e capacidade de manter o domínio das partidas. Como o próprio técnico destacou: “Acho que, de uma forma geral, nossos gols saíram com naturalidade. Sempre à frente do adversário”, disse.
A solidez do time também tem sido um diferencial. Mesmo diante de cenários adversos, como a expulsão de Bryan Borges contra o Gavião, a equipe manteve a concentração e soube ajustar sua postura sem abrir mão do controle da partida. Luizinho explicou a estratégia adotada. “Em nenhum momento nós íamos baixar as linhas. O Bryan foi expulso, como já estava 3 a 1 no placar, direcionamos o bloco médio-baixo para não dar o contra-ataque. Passamos o jogo todinho no campo do adversário”, comentou.
Paysandu com a confiança em alta para os próximos desafios
Agora, pela primeira vez, o treinador terá a oportunidade de entrar em campo com um pouco menos de pressão. O duelo contra o Castanhal, neste domingo, pela última rodada da fase classificatória do Parazão, será um teste importante, já que o adversário também segue invicto. No entanto, a confiança no trabalho realizado até aqui é um fator positivo.
Finalmente, o Paysandu tem mostrado um time equilibrado, que sofre poucos gols e que vem ditando o ritmo das partidas. “Acho que nós estamos mais organizados. Estamos tendo postura de protagonista. Criamos ótimas oportunidades e estamos colocando a nossa digital no Paysandu. Mas sem empolgação”, seguiu.