Belém - O Remo e o Criciúma voltarão a se enfrentar na Copa do Brasil após mais de três décadas de um duelo que marcou o futebol nacional. A última vez que as duas equipes se encontraram em uma fase decisiva da competição foi em 1991, quando o Tigre catarinense eliminou o Leão Azul paraense na semifinal e, posteriormente, conquistou o título da Copa do Brasil.
O primeiro jogo da semifinal de 1991 aconteceu no dia 12 de maio, no estádio Baenão, em Belém. O Criciúma, comandado por Luiz Felipe Scolari, entrou em campo com: Alexandre; Sarandi, Vilmar, Altair e Itá; Roberto Cavalo, Gélson, Grizzo e Zé Roberto; Soares e Jairo Lenzi. Soares foi o herói da partida ao marcar o gol da vitória aos 43 minutos do primeiro tempo, garantindo a vantagem para o jogo da volta.
Já o Remo, treinado por Paulinho de Almeida, escalou: Wagner; Paulo Verdun, Chico Monte Alegre, Belterra e Ney; Emiliano, Varela, Roberto Recife e Tiago; Edil e Paulo Sérgio. Apesar do apoio da torcida, o time paraense não conseguiu evitar a derrota.
No jogo da volta, quase 20 mil torcedores lotaram o estádio Heriberto Hülse, em Criciúma, para acompanhar o Tigre fazer história. Com a mesma formação do primeiro confronto, o Criciúma abriu o placar com um gol contra do zagueiro Chico Monte Alegre. No segundo tempo, Soares confirmou sua boa fase e marcou novamente, garantindo a classificação para a final. No dia 2 de junho, o time catarinense conquistou o título após dois empates contra o Grêmio.
Desde 1991, Remo e Criciúma se enfrentaram em oito oportunidades, sendo duas pela Série A do Campeonato Brasileiro e seis pela Série B.
Jogo único na segunda fase da Copa do Brasil 2025
Neste ano, as duas equipes se enfrentarão novamente, desta vez na segunda fase da Copa do Brasil, em um jogo único. O Criciúma, comandado pelo técnico Zé Ricardo, garantiu sua vaga após vencer o Operário-MG por 1 a 0. Já o Remo, sob o comando de Rodrigo Santana, não deu chances ao Grêmio Atlético Sampaio (GAS) e avançou com uma goleada de 4 a 0.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não divulgou a data oficial do confronto, que será realizado no estádio Mangueirão, em Belém. O mando de campo foi definido por sorteio durante a primeira fase.