INSPIRAÇÃO

Ex-Remo, Pepe é o jogador mais fiel do futebol brasileiro

Celebre os 90 anos de Pepe, ídolo do Santos, que fez história jogando 741 partidas pelo clube em sua carreira.

Pepe fez história no Santos com Pelé. Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo / Divulgação SantosFC
Pepe fez história no Santos com Pelé. Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo / Divulgação SantosFC

O futebol brasileiro e, em especial, a torcida do Santos, celebram o aniversário de José Macia, mais conhecido como Pepe, que completa 90 anos nesta terça-feira (25). O ídolo santista detém um feito histórico difícil de ser superado, conforme revela levantamento exclusivo do Torcedores.com: ninguém no futebol brasileiro jogou tanto por apenas um clube durante toda a carreira quanto Pepe. O ex-jogador tem uma marca impressionante de 741 jogos com o Santos FC.

Embora Pepe tenha também dirigido o Clube do Remo nos anos 90, entre janeiro e março de 1995, sua carreira é marcada pela dedicação inquestionável ao time da Vila Belmiro, no qual fez história entre 1954 e 1969.

O Torcedores.com também analisou os jogadores que mais disputaram partidas com apenas um clube em suas carreiras, levando em consideração os times de maior tradição no futebol brasileiro, como Grêmio, Internacional, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Flamengo, Vasco, Fluminense, Atlético-MG e Cruzeiro. Curiosamente, não há registros expressivos de jogadores que atuaram exclusivamente por Corinthians, Vasco e Internacional.

Confira os 10 jogadores mais fiéis da história do futebol brasileiro:

  1. Pepe (Santos) – 741 partidas
  2. Nilton Santos (Botafogo) – 721 partidas
  3. Fiúme (Palmeiras) – 601 partidas
  4. Piazza (Cruzeiro) – 566 partidas
  5. Altair (Fluminense) – 551 partidas
  6. Marcos (Palmeiras) – 533 partidas
  7. Teixeirinha (São Paulo) – 525 partidas
  8. Carlinhos (Flamengo) – 517 partidas
  9. Milton Kuelle (Grêmio) – 502 partidas
  10. Grapete (Atlético-MG) – 486 partidas

Pepe, Nilton Santos e Fiúme: O pódio dos jogadores mais fiéis

Pepe é amplamente reconhecido como o jogador mais fiel da história do futebol brasileiro, com 741 partidas disputadas pelo Santos entre 1954 e 1969. Seu nome está para o Peixe assim como o próprio Pelé, embora o Rei do Futebol tenha feito uma breve passagem pelo Cosmos, dos EUA, antes de se aposentar.

Em segundo lugar, temos Nilton Santos, o imortal “Enciclopédia do Futebol”, que jogou 721 partidas pelo Botafogo entre 1948 e 1961, sendo também o atleta que mais disputou jogos com a camisa alvinegra.

O terceiro lugar é de Fiúme, do Palmeiras, com 601 jogos entre 1941 e 1958. Embora Ademir da Guia tenha mais partidas pelo clube, ele iniciou sua carreira no Bangu.

Outra grande ausência nessa lista é Rogério Ceni, que tem um total de 1.237 jogos pelo São Paulo. No entanto, vale destacar que o goleiro começou sua carreira no Sinop, do Mato Grosso, em 1990.

Pepe entre os jogadores mais fiéis do mundo

Além de seu status no futebol brasileiro, Pepe é um dos jogadores mais fiéis da história do futebol mundial. O Torcedores.com destaca alguns exemplos emblemáticos na Europa. O maior deles é Ryan Giggs, que disputou 963 partidas pelo Manchester United entre 1991 e 2014.

Outro ícone da lealdade foi Paolo Maldini, zagueiro italiano que jogou 902 vezes pelo Milan entre 1984 e 2009.

Atualmente, o jogador mais destacado pela lealdade no futebol europeu é o alemão Thomas Müller, que desde 2008 defende as cores do Bayern de Munique e, até esta terça-feira, completou 737 jogos pelo clube bávaro.

Com sua marca histórica de 741 jogos pelo Santos, Pepe segue como um dos maiores exemplos de lealdade e dedicação do futebol brasileiro e mundial.