Atualidades

Ainda Estou Aqui esconde uma parte muito importante da família Paiva durante a Ditadura Militar Brasileira: Uma cena poderia fazer filme vencer o Oscar

Ainda Estou Aqui esconde uma parte muito importante da família Paiva durante a Ditadura Militar Brasileira: Uma cena poderia fazer filme vencer o Oscar

Ainda Estou Aqui segue sendo muito comentado no mundo todo e está na corrida por três prêmios no Oscar 2025, incluindo Melhor Filme. Mas, uma parte da história da família Paiva que ficou de fora do longa de Walter Salles poderia aumentar drasticamente as chances do título na disputa. 

Acontece que, como narrado no livro de Marcelo Rubens Paiva, a situação dos filhos de Eunice e Rubens Paiva quando a mãe e uma das filhas é levada para um interrogatório é bem diferente da forma como foi retratada no cinema.

Ainda Estou Aqui: veja diferença entre livro e filme

Ao contrário do que acontece no longa, no qual as outras crianças ficam em casa com a empregada Zezé (Pri Helena), na vida real, cada uma delas foi para um destino diferente. Amigos da família chegam na casa e ajudam a esconder os meninos. Enquanto Nalu vai para Petrópolis e Babiu fica com os avós, Marcelo vai parar em um sítio desconhecido e fica lá dias até que sua mãe seja solta.

Essas cenas poderiam intensificar drasticamente o drama do longa ao mostrar o desespero e angústia das crianças, gerando um apelo ainda maior dos votantes do Oscar. 

Agora, se quer saber mais detalhes da vida da personagem da vida real interpretada por Fernanda Torres no filme, leia já o livro que deu origem à trama, à disposição em sites e APPs como o da Amazon. 

*Adoro Cinema, por João Maturana