
A programação especial de Carnaval do Hemopa contou com o apoio de clubes de futebol do Pará e do Brasil, no último sábado (22), na sede da Fundação de Hemoterapia e Hematologia do Pará.
“Esse é um ato que a gente realiza sem imaginar a sua verdadeira importância. Eu sei disso porque trabalho na Santa Casa de Misericórdia do Pará, onde faço o encaminhamento desses pedidos. Vejo bebês prematuros que já nascem precisando de transfusões. Por isso, é muito importante doar”, ressaltou Elza Jorge, torcedora da Tuna Luso, um dos clubes que convocou seus torcedores ao evento.
A bicolor Jéssica Trindade, 33, soube da programação pelas redes sociais do Paysandu e não hesitou em contribuir. “A gente ajuda as outras pessoas e é um ato de amor e solidariedade. Faz parte também do amor que eu sinto pelo clube e aí vai passar para as outras pessoas”, destacou.
O Hemopa intitulou a ação de sábado como “Doe sangue e faça a festa da vida”, sendo uma das diversas campanhas promovidas pela Fundação para aumentar os estoques de sangue em períodos de feriados prolongados, como o Carnaval, quando o número de doações costuma diminuir.
“Essa é a nossa primeira grande campanha estratégica de 2025. Queremos estimular as pessoas a doarem sangue antes de sair para as festas, praias, blocos e demais folias. Essa união entre solidariedade e alegria é essencial. Convocamos a população a comparecer ao Hemopa, não apenas em Belém, mas também em nossas oito unidades distribuídas pelo interior do estado”, convocou Paulo Bezerra, presidente da Fundação Hemopa.
Ao final da doação, os participantes receberam o tradicional lanche do Hemopa e brindes especiais oferecidos pelo órgão e pelo Paysandu. Quem não pôde comparecer no sábado pode procurar os postos de coleta, que funcionam de segunda a sábado, das 7h30 às 17h30.
Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 60 anos (ou até 69 anos para doadores frequentes), pesar mais de 50 quilos, estar em boas condições de saúde e bem alimentado. No local, uma triagem técnica avalia se a pessoa está apta para realizar a doação. Os endereços das unidades de coleta em Belém e no interior estão disponíveis no site da instituição: hemopa.pa.gov.br.