
A Usina da Paz de Marabá foi oficialmente entregue, neste sábado (22), marcando a chegada da décima unidade do maior projeto social da América Latina. O governador Helder Barbalho, que destacou a importância da iniciativa para a população local. A nova usina oferece até 70 tipos de serviços, abrangendo diversas áreas como saúde, educação e cultura.
“Quando o governo está presente em uma comunidade, ele abre janelas de oportunidades para as famílias”, afirmou Barbalho. Ele ainda ressaltou que a usina é um espaço abrangente, com serviços destinados a todas as faixas etárias, desde crianças até idosos, promovendo uma verdadeira imersão em cidadania.
Elieth Braga, secretária de Estado de Articulação da Cidadania, destacou que o projeto tem como objetivo aproximar a população dos serviços oferecidos pelo governo, oferecendo mais de 70 serviços em áreas diversas. “É uma forma de transformar a vida das pessoas e dar acesso a cursos profissionalizantes e atividades de lazer”, destacou.
- A UsiPaz de Marabá possui uma área construída de mais de 10 mil metros quadrados. O novo complexo, referência para os mais de 266 mil moradores do município, vai dispor também de uma estrutura moderna e funcional, com mais de 70 serviços gratuitos oferecidos à população, nas áreas da saúde, educação, assistência social, cultura, esporte e lazer.
- Atualmente, já estão em funcionamento dez Usinas, sendo 8 na Região Metropolitana de Belém (Cabanagem, Bengui, Guamá, Terra Firme e Jurunas/Condor, na capital, Icuí-Guajará, em Ananindeua, Nova União, em Marituba, e Elizeu Franco, em Castanhal) e duas na região sudeste do Estado (Parauapebas e Canaã dos Carajás).