
Em ritmo de folia, a coluna entra na semana que antecede o Carnaval com uma reflexão sobre a grandiosidade desta festa que movimenta os quatro cantos do país com uma explosão de alegria, cultura e, de quebra, movimenta a economia. E por mais que críticos torçam o nariz para esses dias que antecedem a Quaresma, em virtude dos excessos que muitos cometem sob o pretexto de pular Carnaval, sou fã dos aspectos positivos do reinado de Momo.
Culturalmente, quem sabe aproveitar, tem à disposição um banho de conhecimento em história. No Rio de Janeiro, qual paraense não vai dar uma conferida na Grande Rio? A escola de samba vai levar para a Sapucaí um enredo em homenagem ao Pará evocando a riqueza de nossas águas encantadas para o mundo. E tem muito mais! O enredo da Portela em homenagem a Milton Nascimento, com toda certeza, será um momento para entender melhor sobre todo o legado que este ícone vivo da Música Popular Brasileira construiu ao longo de sua longeva carreira.
Recife e Olinda
Em Recife e Olinda, outro polo importante do Carnaval brasileiro, Elba Ramalho, lenda viva da nossa cultura, será uma das homenageadas nos dias de festa que contam com outros artistas de peso como Alceu Valença e Ney Matogrosso. Ótima oportunidade de entender um pouco mais sobre o que ritmos como o frevo representam para a cultura pernambucana… e brasileira.
Salvador
Em Salvador, a celebração dos 40 anos do axé music promete fazer um passeio pela história do ritmo que conquistou o país e se mantém até hoje com mais artistas importantes. E não ache que falo das dancinhas virais. Basta pesquisar sobre a contribuição de nomes como os de Luiz Caldas, Carlinhos Brown, Armandinho e Gerônimo para descobrir a riqueza de uma musicalidade cheia de conteúdo e que tem muito a dizer. E tudo isso com uma multidão nas ruas.
Mistura de ricos e pobres. O Carnaval também é feito de contrastes: foliões, catadores de latinhas, ambulantes, turistas… retrato típico de um Brasil que trata suas mazelas com alegria, enquanto tantas outras nações fazem guerra. “Quem sabe um dia a paz vence a guerra e viver será só festejar!”
CIRCUITO MANGUEIROSA
O Carnaval de rua de Belém está garantido com o Circuito Mangueirosa 2025! Nos dias 1, 2, 3 e 4 de março, Babado Novo, Pinduca, Felipe Cordeiro, Nosso Tom e outros grandes nomes se apresentam em uma festa 100% gratuita. Realização em parceria com a Prefeitura de Belém, o evento traz cortejos com trio elétrico e shows no Ver-o-Rio e Porto Futuro. Acompanhe @circuitomangueirosa para conferir a programação completa.
Fale com o colunista: [email protected] / Instagram: @luizoctav