O Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), por meio da sua presidente Maria de Nazaré Gouveia dos Santos, entregou na tarde desta sexta-feira, 31, o novo prédio da Escola Judicial do Estado do Pará Doutor Juiz Elder Lisboa Ferreira da Costa. A solenidade contou com a participação da diretora-geral da escola, desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro.
O espaço possui três andares. No primeiro, há um ambiente para eventos com capacidade para 500 pessoas e infraestrutura completa de áudio e vídeo. No segundo, um auditório com 220 lugares; quatro salas de aulas, com 30 lugares cada; sala vip e estúdio para gravação de podcasts e entrevistas.
No térreo, funcionarão as unidades administrativas, a diretoria-geral e o Laboratório de Inovação. O objetivo central do projeto da nova escola foi permitir a integração e a interação do seu público. O novo prédio dispõe de tecnologia de ponta para gravação e transmissão simultânea dos eventos, além de contar com acessibilidade.
Em sua manifestação, a desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro, disse que o momento era de muita alegria para a memória e posicionamento da escola em uma importante linha do tempo. A magistrada, que foi aluna do curso de formação de juízes e também já foi professora da instituição, lembrou que são 42 anos de conquista e desafios.
A diretora também frisou que o prédio foi adquirido ainda em sua gestão, em parceria com o Governo do Estado, que procedeu a desapropriação. Destacou ainda que as instalações anterioes acabaram se tornando pequenas para as atuais demandas da sociedade.“Desejo que essa escola seja um laboratório de sonhos e utopias. É uma das mais funcionais e belas do país”, declarou.
A presidente do TJPA, desembargadora Maria de Nazaré Gouveia dos Santos, disse que o novo prédio era resultado do sonho de muitas pessoas. “Sonho que hoje transformo em realidade. Eu conheço muitas escolas, mas essa é a mais bonita e a mais aparelhada do Brasil”, afirmou. A magistrada ressaltou a importância da instituição na formação do corpo funcional, em especial, para as juízas e juízes. “Quantos já foram para suas Comarcas com a ideia do que poderiam fazer e onde poderiam chegar com os ensinamentos da nossa escola”, refletiu.
A presidente agradeceu a todas e a todos que contribuíram para que a entrega do prédio fosse possível. “Todos nós, servidores e magistrados, somos o Judiciário. É é por amor a esse Judiciário que estamos aqui. Nessa bela escola”, afirmou.
Além de a presidente do TJPA e a diretora-geral da EJPA, desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro; compuseram a mesa de abertura a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região, desembargadora Sulamir Palmeira Monassa de Almeida; a procuradora-geral de Justiça em exercício, Ubiragilda Silva Pimentel; o ex-diretor da EJPA, no biênio 2007-2011, desembargador Milton Nobre; a ex-diretora da EJPA, no biênio 2015-2017, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento; e o ex-diretor, no biênio 2020-2022, desembargador Leonardo de Noronha Tavares.
Antes da solenidade de inauguração do prédio, houve descerramento da foto do desembargador Leonardo de Noronha Tavares na galeria do ex-diretores da escola.
Histórico – Antes chamada de Escola Superior da Magistratura do Estado do Pará, a EJPA foi fundada há 42 anos, após ser instituída na presidência do desembargador Manoel Cacela Alves, e implementada na gestão do desembargador Edgar Maia Lassance Cunha.
A instituição oferece capacitação para magistrados (as) e servidores (as), incluindo pós-graduação e mestrado, além de formar profissionais para diversas carreiras jurídicas. Também oferece capacitação continuada presencial e a distância através de cursos de atualização e aprimoramento dos conhecimentos para o corpo funcional e demais interessados na área jurídica.
Nos últimos dois anos, a EJPA promoveu 595 formações na modalidade a distância, semipresenciais e presenciais. No total, foram emitidos 34.256 certificados a 551 magistrados (as), a 5.866 servidores (as), a 199 estagiários (as) e a 3.171 pessoas do público externo.
Missão – A EJPA integra a rede brasileira de Escolas da Magistratura. A instituição atua também em parceria com o Governo Estadual, os Governos Municipais, Órgãos Públicos, Universidades Públicas e Privadas de Ensino Superior para oferta de cursos de Pós- Graduação, Mestrado e de Extensão, visando ampliar as oportunidades de formação continuada dos recursos humanos para o exercício de cargos da magistratura e executivos, bem como, de entidades públicas estaduais e municipais na promoção da justiça e paz social.
Serviço:
Escola Judicial do Estado do Pará Doutor Juiz Elder Lisboa Ferreira da Costa
Endereço: R. Antônio Barreto, 1176 – Umarizal
VEJA!
Fonte: TJPA