![No caso dos trabalhadores do setor privado, o Abono Salarial é pago pela Caixa Econômica Federal FOTO: Shutterstock No caso dos trabalhadores do setor privado, o Abono Salarial é pago pela Caixa Econômica Federal FOTO: Shutterstock](https://uploads.diariodopara.com.br/2025/02/uqiRrPrE-PIS-PASEP-2-shutterstock.webp)
Na próxima segunda-feira (17) inicia o pagamento do Abono Salarial PIS/Pasep 2025. Os pagamentos seguirão a ordem do mês de nascimento dos beneficiários. O primeiro lote contempla os trabalhadores nascidos em janeiro. Mas quem tem direito ao recebimento do benefício? A advogada Gabriela Rodrigues, especialista em direito previdenciário, explica.
“O trabalhador deve estar inscrito no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há pelo menos cinco anos. É necessário que o trabalhador tenha recebido, em média, até dois salários-mínimos mensais durante o ano-base de 2023”, pontua.
Além destes critérios, o profissional ainda deve ter trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias no ano-base do pagamento. As informações do trabalhador também precisam estar corretamente declaradas na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
A consulta ao abono salarial pode ser feita por meio digital, pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital, portal do Gov.br ou pelo telefone 158. O valor do abono salarial é proporcional ao número de meses trabalhados no ano-base 2023. Cada mês trabalhado equivale a 1/12 do salário mínimo vigente em 2025. “Por exemplo, se o trabalhador atuou por seis meses em 2023, receberá metade do salário mínimo atual”, esclarece a advogada.
O pagamento do PIS/Pasep 2025 varia conforme o tipo de trabalhador. No caso dos trabalhadores do setor privado, é pago pela Caixa Econômica Federal. Já para os servidores públicos o benefício é pago pelo Banco do Brasil.
“É fundamental que o trabalhador verifique se suas informações estão atualizadas e corretamente registradas pelo empregador, pois inconsistências podem impedir o recebimento do benefício. Caso o trabalhador não retire o abono salarial dentro do prazo estabelecido, que vai até de 29 de dezembro, poderá perder o direito ao benefício referente ao ano em questão”, ressalta Gabriela Rodrigues.
Serviço
Calendário do abono salarial PIS 2025
-Nascidos em janeiro: 17 de fevereiro
– Nascidos em fevereiro: 17 de março
– Nascidos em março e abril: 15 de abril
– Nascidos em maio e junho: 15 de maio
– Nascidos em julho e agosto: 16 de junho
– Nascidos em setembro e outubro: 15 de julho
– Nascidos em novembro e dezembro: 15 de agosto