PRÉ-CARNAVAL COM AXÉ

Tchan, Bell Marques e Durval Lelis comandam a folia em Belém

Aproveite o pré-carnaval com o Bloquinho do Tchan! Venha se divertir ao som dos grandes sucessos do É o Tchan!

Aproveite o pré-carnaval com o Bloquinho do Tchan! Venha se divertir ao som dos grandes sucessos do É o Tchan!
Aproveite o pré-carnaval com o Bloquinho do Tchan! Venha se divertir ao som dos grandes sucessos do É o Tchan!

Neste sábado, 8, a partir das 17h, no terceiro final de semana de pré-Carnaval do Circuito Porto Folia, é a vez do Bloquinho do Tchan animar os foliões pelo quarto ano consecutivo, tendo no comando o grupo que foi um fenômeno nos anos 1990, o É o Tchan!.

Com seus grandes sucessos, que marcaram gerações, como “Ariga Tchan”, “Pega no Bumbum”, “A Nova Loira do Tchan”, “Disque Tchan (Alô Tchan)”, “É o Tchan no Havaí” e “Tchan na Selva”, o grupo baiano promete animar os brincantes do bloco.

A abertura será marcada pela participação dos talentosos pagodeiros do Nosso Tom e do Projeto Mizerô, que une os paraenses das bandas Mizerê e Pirô no palco. A diversão começa às 17h no Porto Folia, com as bandas locais subindo ao palco para esquentar o público e preparar o terreno para a atração nacional.

MANGUEIRÃO

Já no Circuito Mangueirão, os foliões serão animados por Durval Lelis e Bell Marques, no Vumbora!, no seu encontro anual com o público paraense no pré-Carnaval de Belém. O bloco reúne toda nostalgia do axé com shows dos artistas no trio elétrico revivendo toda magia dos blocos baianos.

O cantor, compositor, produtor musical e multi-instrumentalista Durval Lelys, 67, é conhecido por agitar o axé music com sua irreverência, personalidade e músicas que marcaram o carnaval baiano e as micaretas fora de época dos anos 1990. Ele, inclusive, foi um dos responsáveis por fundar o Bloco Pinel. E, em 1988, fundou a banda Asa de Águia, que carnavalizou o país durante 27 anos.

Conhecido por sua irreverência, o cantor desenvolveu o seu lado performático durante as suas apresentações, colecionando personagens, como o Deputado das Praias, primeiro personagem criado; e Nero, O Pirata, Rei da Rua. Ele teve ainda papel importantíssimo para o carnaval de rua de Salvador, sendo o responsável pela criação dos abadás. Ele e o designer Pedrinho Rocha criaram todo o projeto visual que caracteriza o tradicional carnaval de rua, sendo os responsáveis inovações e tecnologias nos trios.

Já Bell Marques, também um veterano do axé, deve embalar os foliões do bloco com clássicos como “Dê um Grito Aí”, “Eu fui atrás de um caminhão”, “Menina Me Dá Seu Amor”, “Quero Chiclete”, “Diga que Valeu” e “Amor Perfeito”. O cantor tornou-se conhecido como vocalista do Chiclete com Banana, um dos primeiros grupos de axé da história, permanecendo na banda até 2014, quando assumiu carreira solo e continuou animando vários carnavais.

Com o bloco Vumbora!, que também é realizado por eles em outros locais do Brasil, os dois ainda promovem a seleção do melhor do carnaval local para animar os foliões por horas e horas. No Circuito Mangueirão, eles convidam para o bloco as bandas paraenses Fruta Quente e Baladeros, agitando os intervalos entre suas apresentações no trio. E ainda tem o DJ Edu Couto. A programação terá início às 16h, no estacionamento do estádio.