Com objetivo de potencializar os pequenos negócios locais, o Sebrae no Pará e a Prefeitura de Santa Izabel do Pará assinaram o termo de adesão do município ao Programa Cidade Empreendedora durante evento realizado no Centro Cultural Sílvio Nascimento na noite desta quinta-feira (06). Na ocasião, também foi entregue a primeira Sala do Empreendedor COP 30 do Estado, que fica no Centro Cultural, e vai oferecer cursos e capacitações aos empreendedores de pequenos negócios da região, com vistas às oportunidades que surgirão na conferência do clima, marcada para novembro deste ano, em Belém.
“O Sebrae no Pará possui 50 anos de história e tenho visto muitas coisas extraordinárias. Uma delas é a transformação dos municípios por meio do empreendedorismo e Santa Izabel é o exemplo disso, pois já se tornou referência nacional de educação empreendedora, um exemplo a ser seguido por outros municípios. Sem esquecer também que Santa Izabel foi a primeira cidade do Estado a ganhar a Sala do Empreendedor, e a agora, é o primeiro município a ser contemplado também com a Sala do Empreendedor COP 30, então isso é motivo de orgulho para o Sebrae/PA”, destacou o diretor superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno, destacando que atualmente todos os 144 municípios do Estado contam com uma Sala do Empreendedor para fomentar pequenos negócios locais.
O programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae que busca integrar a gestão pública ao fortalecimento do ambiente de negócios. A proposta é transformar a cidade de Santa Izabel, na região metropolitana de Belém, em um polo de desenvolvimento sustentável, criando um ecossistema que favoreça o crescimento das micro e pequenas empresas na região.
“O município de Santa Izabel sempre teve uma veia empreendedora e o Sebrae veio fomentar essa ideia, então vamos fazer de tudo para que nossa cidade seja uma das principais referências empreendedoras do Estado. Tenho certeza que a COP 30 vai beneficiar todos os municípios de Belém, porque vamos fazer a maior conferência da história, com todas essas parcerias com o Sebrae e o Governo do Estado”, ressaltou o prefeito de Santa Izabel do Pará, José Alberto Tavares.
De forma prática, a parceria estratégica potencializará ações voltadas para capacitação, inovação e suporte técnico, visando um grande ciclo de crescimento econômico e geração de empregos na cidade.
COP 30
Ainda na oportunidade, o Sebrae/PA também inaugurou a primeira Sala do Empreendedor COP 30, fruto de uma parceria com a prefeitura do município e que fica no Centro Cultural Silvio Nascimento. No local, os empreendedores de pequenos negócios terão a oportunidade de realizar capacitações e atendimentos relacionados à Conferência, além de receberem orientações técnicas para acesso ao programa CredCop, parceria com Banpará que facilita acesso a crédito para empreendedores paraenses com fundo de aval do Sebrae. Eles também terão a oportunidade de serem direcionados ao desenvolvimento de projetos temáticos em agricultura urbana.
A empreendedora Raimara Alcântara é gerente administrativa da Fábrica Ouro Branco, que fica no distrito de Americano, em Santa Izabel do Pará. A fábrica comercializa produtos a partir da farinha de tapioca e planeja melhorá-los para as oportunidades de negócios que surgirão na conferência do clima.
“Nós estamos de portas abertas para receber os projetos e orientações do Sebrae para fazer com que nossa microempresa cresça ainda mais. Sabemos que ainda podemos melhorar nossos produtos, criar embalagens mais atraentes, melhorar a marca, então tudo isso teremos na Sala do Empreendedor COP 30. Nossa ideia é melhorar ainda mais nossos produtos e aproveitar esse momento da COP 30, que será bom para todos os pequenos empreendedores”, disse ela.
Além de Santa Izabel do Pará, todos os municípios que compõem a Região Metropolitana de Belém (Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Barcarena) também serão contemplados com uma Sala do Empreendedor COP 30 em breve. Os serviços serão realizados dentro dos eixos prioritários trabalhados pelo Sebrae no Pará, com vistas a COP 30: Alimentos e Bebidas, Economia Criativa, Mobilidade Urbana e Hospitalidade.