EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE

Fiocruz oferece formação para educadores no Pará

Até o dia 16 de fevereiro estão abertas as inscrições para o processo seletivo de educadores. A formação é gratuita.

Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), em parceria com o Departamento de Gestão Interfederativa e Participativa da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde (DGIP/SE/MS) está com inscrições abertas até o dia 16 de fevereiro para a seleção de 6 educadores populares para atuarem no curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde, o EdPopSUS, nos municípios de Benevides, Bragança e São Miguel do Guamá no estado do Pará.

A seleção será realizada em 3 (três) etapas: 1) Análise de currículo e experiência; 2) Análise da Carta de Intenção; 3) Participação no curso de 44 horas de Formação Pedagógica em Educação Popular para o Sistema Único de Saúde.

O curso de Formação Pedagógica em Educação Popular para o Sistema Único de Saúde será realizado em modalidade híbrida, com 12 horas remotas e 32 horas presenciais. Todos os candidatos que participarem do curso serão certificados, de acordo com as normas do edital.

Na terceira etapa, serão selecionados 6 (seis) candidatos para atuarem como educadores do EdPopSUS, sendo 2 (dois) para cada uma das turmas oferecidas nos municípios que receberão o curso. Os demais candidatos poderão ser chamados em caso de reclassificação ou de ampliação da oferta de turma do EdPopSUS nos devidos municípios para o qual o educador prestou seleção

EdPopSUS

O EdPopSUS é uma importante estratégia de fortalecimento da Política Nacional de Educação Popular em Saúde no âmbito do SUS e abrange principalmente a formação de Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Endemias e lideranças comunitárias, para atuarem nos territórios de atenção básica à saúde na construção do direito à saúde e do cuidado integral.

Perfis