Belém - Ocorreu na noite desta segunda-feira ontem (3) a posse do desembargador Roberto Gonçalves de Moura como presidente do Tribunal de Justiça do Pará. Na ocasião, também foram empossados Luiz Gonzaga da Costa Neto como vice-presidente e Maria Elvina Gemaque Taveira como corregedora-geral de Justiça.
A solenidade contou com a presença de todo o corpo de desembargadores do TJ, juízes de outros tribunais, servidores da casa e autoridades dos Três Poderes. O governador Helder Barbalho representou o Governo do Pará. A cerimônia foi realizada no Plenário Oswaldo Pojucan Tavares, na sede do TJ, no bairro do Souza, em Belém.
“O universo nos reuniu aqui porque temos uma missão. Somos um time no qual cada um tem uma posição, mas um objetivo comum. Por isso mesmo, vamos continuar a estreitar os laços de realidade e institucionalidade. Ninguém é dono da verdade. Ninguém tem o monopólio do bem e da virtude. A vida na democracia é a convivência civilizada dos que pensam diferente. E quem pensa diferente não é meu inimigo”, declarou o novo presidente em seu discurso de posse.
Roberto Gonçalves de Moura também elencou suas prioridades no mandato, que se inicia agora e segue até 2027. “Trabalharemos para fortalecer a transparência em todas as instituições, promover a modernização dos processos iniciais com o uso de novas tecnologias, incentivar a formação e a capacitação contínua dos servidores e magistrados, garantir celeridade e eficiência na tramitação dos processos e ampliar o acesso à Justiça”, afirmou.
A posse da nova diretoria foi conduzida pela agora ex-presidente do TJ, desembargadora Maria de Nazaré Silva Gouveia dos Santos. “Despeço-me da presidência com a mesma alegria do dia em que fui empossada. Aproveito este momento para agradecer a todos, indistintamente, que bravamente trabalharam para o alcance e a conclusão de todas as nossas metas”, disse em seu discurso de despedida.
Em seu primeiro ato como presidente, Gonçalves de Moura deu posse aos desembargadores eleitos para o Conselho da Magistratura do biênio vigente. São eles: Alex Pinheiro Centeno, Pedro Pinheiro Sotero, Luana Henriques Santalice e José Torquato Alencar de Araújo.