ARBORIZAÇÃO

Avenida Brigadeiro Protásio recebe plantio de 117 novas mudas de árvores

A arborização de Belém segue em frente com o projeto 'Cidade Verde'. Saiba como o plantio de árvores está transformando a cidade paraense.

Foram priorizadas plantas que exigem pouca manutenção e apresentam resistência a condições adversas. Foto: Comus
Foram priorizadas plantas que exigem pouca manutenção e apresentam resistência a condições adversas. Foram priorizadas plantas que exigem pouca manutenção e apresentam resistência a condições adversas. Foto: Comus

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), segue com mais uma etapa do projeto “Cidade Verde”, de arborização da capital paraense. A iniciativa inclui o plantio de mudas em áreas públicas, como calçadas, praças e avenidas. O objetivo é melhorar a qualidade de vida da população e o meio urbano da cidade.

Na manhã desta segunda-feira (3), 117 mudas de árvores foram plantadas nos canteiros da avenida Brigadeiro Protásio. Entre as espécies cultivadas, estão andirá-uxi, pau-preto, ipezinho-de-jardim, flamboyant-de-jardim, jacarandá, ipê amarelo e sumaumeira. As mudas foram escolhidas com base em um planejamento estratégico, que leva em consideração as características de cada área contemplada.

O critério principal para a escolha das mudas envolve a adaptação das espécies ao clima e ao tipo de solo da região, bem como a capacidade de se integrar harmoniosamente ao ambiente urbano. Além disso, foram priorizadas plantas que exigem pouca manutenção e apresentam resistência a condições adversas, como poluição e variações climáticas, garantindo sustentabilidade e longevidade ao vegetal.

O diretor-geral da Semma, Leonardo Farias, ressaltou a importância de uma arborização de forma eficaz e ordenada na cidade com espécies nativas.

“Essa é uma ação que contribui muito para a arborização de forma eficaz e ordenada, porque estão sendo plantadas espécies próprias para o local e que se adaptam muito ao nosso clíma. Com isso traremos conforto para a nossa cidade com a requalificação das árvores em Belém”.

Neste primeiro mês de gestão, a Semma já mapeou pelo menos 47 árvores precisando de manutenção e 27 com risco iminente de queda. Trabalhos de ações emergenciais iniciaram em janeiro no Bosque Rodrigues Alves e hoje começaram as ações de podas por toda a Belém.