Em uma iniciativa inédita voltada para a valorização dos profissionais da educação e o fomento ao turismo nacional, os Ministérios do Turismo e da Educação, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), firmaram um protocolo de intenção que oferece 15% de desconto na hospedagem de professores. Esse benefício é válido para meios de hospedagem em todo o Brasil que sejam associados à ABIH Nacional. O acordo foi assinado nesta segunda-feira (03/02), em Brasília, com a presença dos ministros Celso Sabino (Turismo) e Camilo Santana (Educação), além do presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares.
Confira AQUI a lista de hotéis já credenciados.
O acordo garante que professores da rede pública e privada de ensino possam aproveitar o desconto sobre a tarifa de hospedagem, aplicável às reservas feitas diretamente nas centrais de reservas dos estabelecimentos participantes. O benefício será válido tanto na baixa quanto na alta temporada, oferecendo acomodações em apartamento duplo com café da manhã, sujeito à disponibilidade.
A iniciativa tem como objetivo reconhecer o papel essencial dos professores e, ao mesmo tempo, incentivar o consumo de serviços turísticos, contribuindo para o fortalecimento da economia local, conforme destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino. “Levar os professores a viajar pelo Brasil é não apenas um reconhecimento e prestígio pela profissão que desempenham, mas também um estímulo ao impacto positivo que eles exercem sobre seus alunos“, ressaltou o ministro.
O ministro da Educação, Camilo Santana, também reforçou a importância dessa valorização do professor. “O governo federal tem se empenhado para criar uma cultura de reconhecimento para esses profissionais da educação. Com essa ação, estamos criando estratégias para valorizar o papel fundamental desses educadores em nossa sociedade”, afirmou Santana.
Segundo Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional, a adesão ao programa tem sido altamente positiva, com mais de 1.000 estabelecimentos de todo o país já participando da campanha. “Estamos tendo uma boa adesão. Esta parceria com o governo federal é essencial, pois aumenta a percepção sobre a importância da integração entre diferentes setores“, afirmou Linhares.
“Os professores desempenham um papel fundamental em nossa sociedade, e essa ação é uma forma de reconhecimento e incentivo. Esperamos que eles aproveitem essa oportunidade para conhecer melhor nosso país e contribuir com o desenvolvimento do turismo no Brasil”, concluiu o ministro Celso Sabino.
COMO USAR? – Para usufruir do benefício, os professores precisarão apresentar um comprovante de sua profissão no momento da reserva, que pode ser a carteira de identificação funcional ou contracheque. As reservas podem ser feitas até 31 de dezembro de 2025, com períodos de estadia entre 1º de março de 2025 e 31 de março de 2026.
Com essa parceria inédita, espera-se que mais educadores possam acessar experiências turísticas de qualidade, ajudando na dinamização do turismo no Brasil e no reconhecimento do valor do profissional da educação.