O clássico em Belém pode ser marcado por estreias aguardadas – em ambos os lados, dos principais reforços de cada clube na temporada até o momento. Flamengo e Botafogo conseguiram inscrever, respectivamente, Danilo e Artur a tempo para a Supercopa do Brasil. A dúvida é se já começarão como titulares ou se, dado o pouco tempo treinando com os times, iniciarão no banco de reservas.
Artur é o que está mais perto das condições para iniciar como titular. Embora não jogue desde dezembro, devido à pausa de inverno na Rússia, o atacante tirou férias e fez a intertemporada normalmente com o Zenit. Além disso, chega em um momento de carência do setor ofensivo alvinegro, que perdeu Thiago Almada e Luiz Henrique. O novo ponta direita do Botafogo foi contratado justamente como substituto deste último e herdou a camisa 7 usada por ele até dezembro.
– Quando deito minha cabeça no travesseiro, fico imaginando como vai ser. Quero que chegue domingo logo – confessou Artur durante sua apresentação, no começo da última semana.
Danilo está um pouco atrás em relação a Artur. O reforço do Flamengo, que passou a maior parte da carreira atuando como lateral-direito mas foi contratado para a função de zagueiro, também não atua desde dezembro. Mas, ao contrário do que ocorre na Rússia, na Itália o futebol não parou. O brasileiro foi afastado da Juventus e perdeu ritmo.
Danilo chegou ao Brasil na quarta-feira. Foi apresentado no dia seguinte, no Maracanã, e viajou a Belém com o grupo na sexta. Praticamente não teve tempo para treinar. Ainda assim, o Flamengo correu para regularizá-lo, e Filipe Luís conta com ele ao menos no banco.
– É claro que não estou na minha melhor condição, porque não vinha jogando há algum tempo. Mas neste momento acho que a experiência e a empolgação ajudam bastante – disse Danilo em sua apresentação.
O clássico também contará com dois jogadores recém-recuperados de lesões. O atacante Cebolinha, fora por quase seis meses devido a uma lesão no tornozelo esquerdo, retornou na quinta-feira passada e deve ganhar mais minutos hoje pelo Flamengo. No Botafogo, o zagueiro Bastos faz a primeira partida após uma contusão na coxa esquerda sofrida há pouco mais de dois meses.
(AG)