TREINAMENTO

Grupamento Fluvial realiza treinamento de tiro embarcado em lanchas blindadas

As novas lanchas blindadas também foram testadas, com técnicas e procedimentos para confrontos armados, reforçando a prevenção e repressão ao crime nos rios.

Grupamento Fluvial realiza treinamento de tiro embarcado em lanchas blindadas Grupamento Fluvial realiza treinamento de tiro embarcado em lanchas blindadas Grupamento Fluvial realiza treinamento de tiro embarcado em lanchas blindadas Grupamento Fluvial realiza treinamento de tiro embarcado em lanchas blindadas
Grupamento Fluvial realiza treinamento de tiro embarcado em lanchas blindadas

Pará - Com o objetivo de aprimorar as operações de segurança nos rios, o Grupamento Fluvial (GFLU), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), realizou nesta sexta-feira (31), no furo das Marinhas, em Mosqueiro, uma instrução de tiro embarcado para agentes de segurança que operam em lanchas táticas blindadas.

A capacitação reuniu 14 profissionais das forças de segurança, incluindo integrantes da Companhia Independente de Polícia Fluvial (CIPFLU) e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), da Polícia Militar, bem como servidores da Delegacia de Polícia Fluvial, da Polícia Civil, e do próprio GFLU. Durante o treinamento, os agentes aprimoraram o manuseio do fuzil calibre 7.62, essencial para atuações em situações de risco no meio fluvial.

As novas lanchas blindadas também foram testadas, com técnicas e procedimentos para confrontos armados, reforçando a prevenção e repressão ao crime nos rios. O secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, destacou a relevância do treinamento para a segurança da população. “O investimento em capacitação garante que nossas equipes estejam prontas para agir com eficiência e segurança, reduzindo o tempo de resposta e aumentando a efetividade das operações”, afirmou.

Investimentos na Segurança Fluvial

Desde 2019, o Estado tem ampliado os investimentos na segurança dos rios, incluindo a implantação das Bases Fluviais Integradas “Antônio Lemos”, em Breves, no Marajó, e “Candiru”, em Óbidos, no Baixo Amazonas. Atualmente, o Pará conta com 84 embarcações, sendo seis lanchas blindadas, totalizando mais de R$ 32 milhões em investimentos.

O diretor do Grupamento Fluvial, coronel PM José Vilhena, enfatizou a importância das instruções técnicas para a tropa. “Esse treinamento integrado visa qualificar ainda mais os agentes, abordando condutas de armamento dentro da embarcação, técnicas de abordagem e disparo. Essa foi a primeira instrução do ano, mas novas capacitações serão realizadas para manter a excelência operacional”, concluiu.

Fonte: Agência Pará