JUSTIÇA

Vara de Crime Organizado expede mandados de prisão em operação

A ação visou o desmantelamento de facções criminosas e resultou em 13 prisões e uma morte durante a intervenção policial.

Vara de Crime Organizado expede mandados de prisão em operação Vara de Crime Organizado expede mandados de prisão em operação Vara de Crime Organizado expede mandados de prisão em operação Vara de Crime Organizado expede mandados de prisão em operação
Foto/Reprodução
Foto/Reprodução

Na manhã desta sexta-feira, 31 de janeiro de 2025, a Vara de Combate ao Crime Organizado de Belém expediu mandados de prisão preventiva, cumpridos em uma grande operação coordenada pela Polícia Civil do Estado do Pará. A ação, intitulada Operação Gênesis, teve o objetivo de desmantelar facções criminosas e resultou em 13 prisões e uma morte durante o confronto.

A operação foi conduzida pela Delegacia de Repressão a Facções Criminosas (DRFC) e pela Divisão de Homicídios de Agentes Públicos (DHAP), com o apoio de 25 equipes policiais, somando mais de 100 agentes. Ao todo, foram cumpridos 34 mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão em cinco Estados: Pará, Minas Gerais, Ceará, Goiás e Santa Catarina. No Pará, as prisões ocorreram em Belém, Ananindeua, Santa Izabel, Tucuruí, Canaã dos Carajás e Redenção.

O foco da operação foi o combate a membros de facções criminosas de alto escalão, conhecidos como “Idealizadores de Missão”, envolvidos em extorsões a comerciantes e atentados contra agentes de segurança pública. Durante a ação, foram apreendidas armas de fogo, munições, drogas e aparelhos celulares. Em 2024, o Estado do Pará registrou 37 ataques contra policiais, com os indiciados tendo participação direta nesses crimes.

Durante a operação, um dos indiciados reagiu à abordagem policial e foi morto em confronto. Os presos foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecem à disposição da Justiça. As investigações continuam em andamento, visando localizar e cumprir os mandados dos demais envolvidos.

Fonte: TJPA