TEMPO

La Niña influencia no clima do Pará; Veja previsão para o fim de semana

Na capital, o inverno amazônico em janeiro tem sido com chuvas intensas e de curta duração. Veja a previsão do tempo para o final de semana.

 Saiba mais sobre as condições climáticas esperadas.
Saiba mais sobre as condições climáticas esperadas.

Belém tem vivido um janeiro típico do período conhecido como inverno amazônico, com chuvas que surpreendem pela intensidade e curta duração, especialmente nos períodos da tarde e noite. Embora o clima tenha sido marcado por fortes precipitações, os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostram que o acumulado até o momento segue dentro do esperado para a época.

Até ontem (23), foram registrados 263,8 milímetros (mm) de chuva, em comparação a média total esperada para o mês, que é de 393,8 mm.

De acordo com o coordenador do 1º Distrito do Inmet no Pará, Adriróseo Raimundo Alves dos Santos, a atual configuração climática é influenciada por fatores como o fenômeno La Niña e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e os ventos alísios. A dinâmica atmosférica da região mantém o padrão de umidade alta e chuvas rápidas características deste período.

“Estamos sob os efeitos do fenômeno La Niña, ainda que em intensidade moderada. Ele favorece maior umidade na região Norte, potencializando as chuvas e mantendo a temperatura equilibrada. Por isso, vemos precipitações acima da média desde dezembro, que foi de 430,4 mm”, explicou o meteorologista.

Ainda segundo Adriróseo, a previsão para os próximos meses também aponta para um cenário chuvoso na Região Metropolitana de Belém (RMB), com a distribuição prevista: “fevereiro (437,8 mm), março (506,3 mm) e abril (465,5 mm). A estimativa de precipitação total é de 1.100 mm de chuva acima da média. E uma anomalia de 150 mm acima da média. Esses meses formam o trimestre mais chuvoso do ano na região”, destacou.

Final de semana com sol ou chuva?

A expectativa para este fim de semana indica continuidade das chuvas em toda a Região Metropolitana de Belém, com variações no horário e intensidade. Nesta sexta-feira (24), estão previstas chuvas fracas entre 12h e 17h, e intensas entre 18h e 21h. A temperatura variando entre 24°C de mínima e 32°C de máxima; enquanto o sábado (25) deve ter chuvas leves entre 12h e 15h, com possibilidade de sol acompanhado de chuva.

Já o domingo (26) começará com pouca chuva e nebulosidade pela manhã, mas terá precipitações mais intensas entre 15h e 18h. As condições climáticas serão similares tanto para sábado quanto domingo, com temperatura mínima de 24°C e máxima de 32°C. Essa condição deve se estender até segunda-feira (27).

Em áreas como o sudeste e sul do Pará, a previsão apresenta diferenças, com chuvas mais concentradas em períodos específicos, dependendo das condições locais, a partir da influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). A ZCAS é uma grande faixa de umidade que se estende por uma área extensa, provocando chuvas intensas e prolongadas por vários dias seguidos, e é um fenômeno meteorológico de impacto direto na distribuição das precipitações, causando variações significativas no clima de diversas localidades.

No caso de Tucumã, município localizado no sudeste do Estado, por exemplo, a ZCAS tem sido responsável por um aumento considerável das chuvas, contribuindo para períodos de precipitações volumosas.