Na abertura da edição 2025 da Copa Verde, oito equipes se classificaram para a segunda fase. E não faltou emoção em nenhum jogo. No primeiro desta quarta-feira (22), o Capital eliminou o Ceilândia após empate por 1 a 1, no Abadião, no Distrito Federal. Por causa disso, a definição da vaga se deu nos pênaltis, com vitória do Capital por 3 a 0.
Já no início da noite, o Porto Velho aproveitou o mando de campo e ganhou do Humaitá por 3 a 2, no Aluizão, em Rondônia – os cinco gols foram marcados no segundo tempo. Por sua vez, o Tocantinópolis derrotou o GAS por 2 a 1, no Ribeirão, em Tocantins, e também avançou na competição, assim como o Rio Branco (ES), que superou o rival Vitória fora de casa (2 a 1).
Pouco depois, Águia de Marabá e Independência ficaram no 1 a 1, no Zinho de Oliveira, no Pará, e o time da casa venceu nos pênaltis por 4 a 2, com destaque para o goleiro Axel Lopes, do Águia, que defendeu duas cobranças.
Houve duas goleadas nesta quarta. O São Raimundo (RR) não tomou conhecimento do Trem (4 a 1) no Canarinho, no Pará. E o União Rondonópolis fez 3 a 0 no União (TO), no Luthero Lopes, em Mato Grosso.
No outro jogo, o que começou mais tarde, o Operário (MS) foi batido pelo Luverdense por 1 a 0, no Jacques da Luz, em Mato Grosso do Sul. O gol dos visitantes foi marcado nos acréscimos do segundo tempo.
Agora, os oito classificados, Capital, Porto Velho, Tocantinópolis, Rio Branco, Águia de Marabá, São Raimundo, União Rondonópolis e Luverdense vão disputar as oitavas de final contra oito equipes que ainda estrearão na competição: Paysandu, Remo, Amazonas, Manaus, Goiás, Vila Nova, Aparecidense, Brasiliense.
Esses próximos jogos também serão eliminatórios e o mando de campo vai pertencer àqueles mais bem pontuados no ranking da CBF. Em caso de empate, a vaga para as quartas de final será conhecida após cobranças de pênaltis.
Confira abaixo os jogos das oitavas de final da Copa Verde:
Paysandu x Porto Velho
Manaus x Águia de Marabá
Remo x São Raimundo (RR)
Amazonas x Tocantinópolis
Goiás x Rio Branco (ES)
Aparecidense x União Rondonópolis
Vila Nova x Luverdense
Brasiliense x Capital
Fonte: CBF