TELEFONIA

Pará supera 1,06 milhão de trocas de prestadoras de telefonia em 16 anos

Saiba mais sobre a portabilidade numérica no Brasil: como trocar de prestadora sem mudar o número de telefone.

Pará supera 1,06 milhão de trocas de prestadoras de telefonia em 16 anos

Desde a implementação da portabilidade numérica no Brasil, em setembro de 2008, os usuários de telefonia móvel e fixa podem trocar de prestadora sem precisar alterar o número de telefone. Em 16 anos, o país registrou 96,55 milhões de migrações entre prestadoras.

De acordo com o relatório trimestral da ABR Telecom (Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações), que administra o serviço no Brasil, até 31 de dezembro de 2024, foram realizadas 23,83 milhões de migrações (25%) de linhas fixas e 72,72 milhões (75%) de linhas móveis.

Portabilidade no Pará

No estado do Pará, desde a implementação do serviço, foram realizadas 1,06 milhão de transferências de prestadoras. Desse total, 162,98 mil (15%) foram migrações de telefones fixos, e 904,68 mil (85%) de telefones móveis.

Movimento no quarto trimestre de 2024

Entre outubro e dezembro de 2024, o Brasil registrou 1,69 milhão de portabilidades, sendo 396,63 mil (23%) de linhas fixas e 1,30 milhão (77%) de linhas móveis. No Pará, no mesmo período, 25,08 mil migrações foram realizadas, com 2,49 mil (10%) sendo de telefones fixos e 22,59 mil (90%) de telefones móveis.

Regulamento e prazos

A portabilidade numérica é regida pelo Regulamento dos Serviços de Telecomunicações, aprovado pela ANATEL. A troca deve ocorrer dentro do mesmo serviço, ou seja, de móvel para móvel ou fixo para fixo, e dentro da área de DDD correspondente. O processo de migração é concluído em até três dias úteis, ou pode ser agendado pelo usuário. Caso o usuário desista da migração, ele tem até dois dias úteis após a solicitação para interromper o processo.

Como solicitar a portabilidade numérica

Para realizar a portabilidade, o usuário deve seguir alguns critérios, como:

  • Informar o nome completo e comprovar a titularidade da linha;
  • Apresentar o número do documento de identidade;
  • Fornecer o número de cadastro no Ministério da Fazenda (para pessoas jurídicas);
  • Informar o endereço completo e o código de acesso da linha;
  • Confirmar a solicitação por meio de SMS enviado pela prestadora.

Acompanhe as migrações e consulte números

Para acompanhar as solicitações e efetivações de portabilidade, os usuários podem acessar o site da ABR Telecom. O portal também oferece uma ferramenta para consultar a qual prestadora pertencem os números que já realizaram a portabilidade.