Na noite de segunda-feira (20), após uma tentativa de homicídio no município de Capitão Poço, dois guardas municipais de Mãe do Rio foram presos com armas de fogo e munições ilegais na zona rural do município de Irituia, região do nordeste paraense. Outro homem suspeito também foi preso.
Por volta das 23h30min, em Capitão Poço, Talison Luan, conhecido como “Luan da Major Spots”, de 34 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio. Segundo testemunhas, três homens não identificados efetuaram vários disparos de arma de fogo contra Talison Luan e depois fugiram em um carro.
A vítima foi alvejada por cerca de 6 disparos, distribuídos nas pernas, braços e peito. No local, foram encontradas 2 cápsulas de pistola calibre 380 e 1 cápsula de pistola calibre 9 milímetros. Talison foi socorrido e encaminhado ao Hospital Municipal de Capitão Poço, porém seu estado de saúde era considerado muito grave e ele teve de ser transferido para o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, em Ananindeua, onde ficou de passar por cirurgias para a retirada das balas.
Após o crime, a Polícia Militar recebeu informações de que os atiradores estavam se deslocando para a zona rural de Irituia. Uma barreira da PM foi montada na Vila Bangu, onde um carro com três suspeitos foi parado. Dois ocupantes desceram do veículo e se identificaram como sendo guardas municipais de Mãe do Rio. Outro ocupante teria se apresentado como sendo CAC (Caçador, Atirador e Colecionador de armas). Ao serem questionados se tinha armas ou munições dentro do carro, os abordados responderam que sim.
Durante revista, dentro do carro, os policiais militares encontraram 1 pistola calibre 9 milímetros, com 2 carregadores e 17 munições do mesmo calibre em cada carregador; 1 pistola calibre 380, com dois carregadores vazios; e 1 pistola também calibre 380, com 1 carregador contendo 5 munições intactas do mesmo calibre. Apenas uma das armas tinha registro de CAC, as demais não possuiam documentação legal. Ainda dentro do veículo, os militares encontraram 12 munições de pistola calibre 9 milímetros e 36 munições de pistola calibre 380.
Ao serem questionados sobre a tentativa de homicídio em Capitão Poço, o trio teria negado qualquer tipo de envolvimento no crime. Os suspeitos foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil de Irituia. Um inquérito policial foi instaurado para apurar o possível envolvimento dos abordados na tentativa de homicídio. Os suspeitos não tiveram suas identidades reveladas pela polícia.