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Excesso de equipamentos elétricos pode dar ruim

É preciso informar corretamente os eletrodomésticos utilizados na casa, para evitar sobrecarga na fiação

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Divulgação
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O aumento no número de equipamentos elétricos em residências pode causar problemas sérios. A Equatorial Energia do Pará orienta os clientes a informarem corretamente os eletrodomésticos utilizados em suas residências para evitar sobrecarga na fiação e nos disjuntores, já que o uso indiscriminado pode ocasionar sobrecarga, oscilação, curto-circuito e até incêndios.

Com o objetivo de evitar riscos, a Equatorial Pará recomenda que a população avise corretamente sobre os eletrodomésticos utilizados no imóvel, pois, dependendo do imóvel e situação, é necessário solicitar um aumento de carga. A concessionária de energia reforça que nem todo aumento de carga é necessário alterar o tipo de ligação na residência, que pode ser monofásica, bifásica ou trifásica.

A carga é a potência necessária para que os aparelhos domésticos e eletrônicos funcionem plenamente, sendo medida em quilowatt. É muito comum com o passar dos anos, os consumidores ampliarem a quantidade de equipamentos em casa, bem como a demanda de instalações também. “Não é uma rotina os clientes procurarem a Equatorial para atualizarem suas situações. Por isso, é importante as pessoas se atentarem ao que tem em casa e evitar até mesmo incêndios”, explica ao DIÁRIO Luciana Carmo, gerente de relacionamento com o cliente da Equatorial Pará.

Segundo ela, equipamentos como fritadeiras elétricas (air fryer), chapinhas, centrais de ar e chuveiros elétricos podem contribuir mais ainda para a sobrecarga na residência. “Um outro fator que pode contribuir para problemas é a falta de manutenção de fios e tomadas, pois quando o cliente vai agregando mais aparelhos, aumenta o risco, o que é perigoso”, explica sobre a importância de adequar o consumo de acordo com a carga que é disponibilizada para o imóvel pela distribuidora.

Para solicitar a alteração de carga, basta o cliente ir presencialmente nas agências de atendimento da Equatorial Pará, onde deve apresentar documentos como CPF, RG e a conta contrato da unidade consumidora. Também é possível fazer o pedido pelo site da distribuidora (pa.equatorialenergia.com.br), na seção “alteração de carga/fase”. É de responsabilidade do cliente ter o padrão devidamente montado (conforme norma da Equatorial Pará) em local adequado, por profissionais qualificados, para receber seu novo medidor.

O serviço é gratuito e varia no prazo de dias para execução, dependendo da voltagem no imóvel. Em até cinco dias úteis, é feita a vistoria e conexão em imóveis com tensão menor que 2,3 kV (quilovolts); em até 10 dias úteis para aquelas com tensão igual ou maior que 2,3 kV e menor que 69 kV; e 15 dias úteis para os locais com tensão igual ou maior que 69 kV.

“Para requerer o serviço de aumento de carga, o cliente não pode ter débitos vencidos. Solicitar o serviço é um cuidado necessário que vai evitar problemas e prejuízos”, afirma Luciana Carmo.