Dona Déa Lúcia, mãe do humorista Paulo Gustavo, foi às redes sociais neste domingo (19) para acusar o influenciador Carlinhos Maia de transfobia. Ela relembrou um episódio de dezembro do ano passado, no qual Maia trocou os pronomes da cantora Liniker, e disse não achar tolerável “que a orientação sexual e a identidade de gênero de qualquer pessoa seja motivo de piada”.
Carlinhos Maia foi um dos convidados do Domingão com Huck (Globo) desta semana. Dona Déa explicou que conheceu o influenciador pessoalmente na gravação do programa, que aconteceu em dezembro. Disse também ter se emocionado com a história de vida e com a fala da mãe dele.
Ela continuou dizendo que se entristeceu quando ele, no dia 24 de dezembro, publicou um vídeo “em que desrespeita a cantora e atriz Liniker”.
Enquanto estava com amigos em uma viagem de Natal, Carlinhos trocou o pronome de Liniker enquanto ouvia uma canção da artista. “Você foi para o show dele, dela, delu, dolu, de Liniker. Dele! Mas ele cantou como dela com Priscila Senna do Recife, vou botar a música, o que importa é a música”, disparou. O influenciador apagou o vídeo após a repercussão.
Depois do ocorrido, ele corrigiu o uso do pronome, mas ofendeu a comunidade LGBTQIA+.
“Eu tento estudar, mas sempre me atrapalho, sempre surge uma sigla nova. É o mundo falando mal de mim”, afirmou. “Fica aqui não uma desculpa, porque não quero pedir desculpa, mas a Liniker é ela. Fica esse carinho aqui nela, vou continuar ouvindo, e a comunidade vá para puta que pariu, não preciso de vocês para nada”, completou o influenciador.
“O nome disso é transfobia”, continuou. Ela cobrou responsabilidade do influenciador e disse que o comportamento não é tolerável “ainda mais para um artista assumidamente homossexual”.
A mãe de Paulo Gustavo, por fim, afirmou que seu posicionamento rechaça a ideia de “cancelamento” e que espera que a ignorância e o desdém deveriam se transmutar em força para querer aprender e adquirir conhecimento sobre a causa LGBTQIA+.
Em resposta à Dona Déa, Carlinhos deixou um comentário no Instagram: “enquanto a senhora faz texto, é na minha casa que dezenas de trans, travestis, gays e todos que não estão na TV têm oportunidades reais”. Procurado, disse que falou através do Instagram e que agora não tem mais o que dizer.
O influenciador foi denunciado ao Ministério Público Federal (MPF) por transfobia em 25 de dezembro. A queixa foi feita por dois órgãos de defesa da comunidade LGBTQIA+ no Nordeste. Ainda não houve um desdobramento.