MULTIRÕES

Procura por vacina foi intensa nos shoppings de Belém

Saiba mais sobre os mutirões de vacinação contra gripe e Covid-19 promovidos pela Prefeitura de Belém nos shoppings da capital.

Com o intuito de facilitar o acesso da população à imunização, a Prefeitura de Belém promoveu mutirões de vacinação contra gripe (Influenza) e Covid-19, organizados em quatro shoppings da capital, pontos estratégicos da cidade. Fotos: Antonio Melo
Com o intuito de facilitar o acesso da população à imunização, a Prefeitura de Belém promoveu mutirões de vacinação contra gripe (Influenza) e Covid-19, organizados em quatro shoppings da capital, pontos estratégicos da cidade. Fotos: Antonio Melo

Com o intuito de facilitar o acesso da população à imunização, a Prefeitura de Belém promoveu mutirões de vacinação contra gripe (Influenza) e Covid-19, organizados em quatro shoppings da capital, pontos estratégicos da cidade. Um dos locais escolhidos foi o Shopping Pátio Belém, bairro Batista Campos, onde a ação, realizada neste sábado (18), atraiu um grande número de pessoas, especialmente no horário da tarde, com fila de espera se prolongando fora da sala de vacinação. 

A vacina da gripe protege contra os vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B, sendo recomendada para toda a população a partir dos seis meses de idade. A iniciativa é uma das medidas para ampliar a cobertura vacinal e reforçar a proteção especialmente dos grupos mais vulneráveis. Com apenas 32,75% da meta de imunizar 508 mil moradores da capital, a campanha segue até 31 de janeiro.

Entre os presentes, muitos destacaram a conveniência de encontrar a vacinação em um espaço de fácil acesso. Marizete Coimbra, de 64 anos, doméstica e moradora do bairro da Cabanagem, aproveitou a oportunidade para tomar a vacina contra a gripe. “É ótimo ter a vacina disponível aqui. Às vezes, a gente adia por causa da correria, mas hoje foi muito prático. A gente vem fazer compras e já sai imunizado”, brincou.

A aposentada Maria das Graças Gonçalves, 75 anos, moradora do bairro de São Brás, também marcou presença no mutirão. Ela mencionou que ainda precisa tomar a sexta dose da vacina contra a Covid-19, mas que, por enquanto, priorizou a imunização contra a gripe.

“Graças a Deus, não tenho tido problemas de saúde. Vim mais por precaução. É importante me cuidar, principalmente com a minha idade”, afirmou.

No caso da Covid-19, para quem ainda não foi vacinado, o imunizante está disponível para todos a partir de 12 anos de idade. Para receber o reforço, estão aptos, prioritariamente: pessoas a partir de 60 anos, gestantes, pessoas imunocomprometidas, moradores de instituições de longa permanência, indígenas, quilombolas, trabalhadores da saúde, entre outros; além disso, o imunizante está disponível para crianças de 6 meses a 4 anos e 11 meses e 29 dias. Para a Covid-19, atentar-se ao esquema de reforço.

Já Flávia Pereira, 51, cuidadora de idosos, saiu da Cidade Velha e reforçou a importância de se manter protegida. Ela explicou que, além de tomar a vacina da gripe, já havia concluído o ciclo vacinal da Covid-19, estando na quinta dose. “Vacinação é fundamental para garantir a nossa vida e a de quem cuidamos. Sempre buscamos estar em dia, porque sabemos como é importante evitar complicações de doenças respiratórias. É proteção”, pontuou.

SERVIÇO

As doses continuam sendo ofertadas durante a semana nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Belém, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A campanha de vacinação contra a Influenza segue até 31 de janeiro, conforme as orientações do Ministério da Saúde (MS).

Esquema contra a Covid-19 – a vacinação prevê três doses para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, com intervalos de 4 semanas entre a primeira e a segunda dose, e 8 semanas entre a segunda até a terceira. Os imunocomprometidos não vacinados precisam de três doses iniciais, seguindo os mesmos intervalos citados anteriormente; após as três doses, os reforços a cada 6 meses. Já idosos, de 60 anos ou mais, devem receber reforços semestrais (6 meses), gestantes em cada gravidez e outros grupos especiais uma dose anual.