Pará

TJPA abre inscrições para curso de apadrinhamento afetivo

Madrinhas e padrinhos afetivos do Conta Comigo podem realizar diversas atividades com seus afilhados (as), como passeios e orientação escolar ou profissional. Foto: Divulgação
Madrinhas e padrinhos afetivos do Conta Comigo podem realizar diversas atividades com seus afilhados (as), como passeios e orientação escolar ou profissional. Foto: Divulgação
Pessoas interessadas em participar do programa de Apadrinhamento Afetivo Conta Comigo, da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude (Ceij), podem preencher o formulário de pré-inscrição para o Curso preparatório ao Apadrinhamento Afetivo AQUI, até o dia 28 de fevereiro.
A formação é destinada a voluntárias e voluntários interessados (as) em se tornarem madrinhas ou padrinhos afetivos de crianças e adolescentes acolhidos. Também podem participar do curso pessoas interessadas na realização de outras modalidades de trabalho voluntário nos serviços de acolhimento.
O curso é gratuito e será totalmente presencial, realizado em Belém nos seguintes dias e horários: 04, 11, 18, 25 de março e 01 de abril de 2023, sempre das 8h às 13h. Neste ano, o Programa de Apadrinhamento Afetivo Conta Comigo necessita, especialmente, da atuação de pessoas interessadas em apadrinhar adolescentes com histórico de permanência prolongada em serviços de acolhimento.
Madrinhas e padrinhos afetivos do Conta Comigo podem realizar diversas atividades com seus afilhados (as), como passeios e orientação escolar ou profissional (para adolescentes próximos aos 18 anos), ou mesmo atividades diárias mais simples, em convivência familiar. O apadrinhamento afetivo oferece oportunidade aos acolhidos de terem experiências sociais, culturais e afetivas que são consideradas raras para crianças e adolescentes que vivem em instituições de acolhimento.
Criado em 2014, por iniciativa da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ) do TJPA,  que tem a frente o Desembargador José Maria Teixeira do Rosário, o Programa de Apadrinhamento Afetivo Conta Comigo estimula uma relação amistosa, em que madrinhas e padrinhos se tornam referências afetivas na vida de afilhados ou afilhadas, por meio de parceria com Varas da Infância e Juventude da Região Metropolitana e serviços de acolhimento.
A CEIJ destaca que o apadrinhamento afetivo não se trata de assumir papel de mãe, pai ou parente, mas sim de proporcionar experiências positivas, que contribuam para a promoção do desenvolvimento e da autonomia dos adolescentes e crianças.
Para mais informações, acesse: www.tjpa.jus.br/contacomigo, ou pelo telefone: (91) 3205-2389 / (91) 3205-2716 e E-mail: [email protected].