OPERAÇÃO EM SP

Quem são os 15 policiais presos em operação sobre o caso Gritzbach

Operação da Corregedoria prende 15 policiais militares suspeitos de envolvimento com Vinicius Gritzbach, delator do PCC.

Gritzbach descreveu ter ficado em poder da facção por 9 horas durante um "tribunal do crime", em depoimento prestado às autoridades.
Gritzbach descreveu ter ficado em poder da facção por 9 horas durante um "tribunal do crime", em depoimento prestado às autoridades.

Uma operação da Corregedoria da Polícia Militar de São Paulo prendeu, nesta quinta-feira (16), 15 policiais militares suspeitos de envolvimento com Vinicius Gritzbach, que delatou o Primeiro Comando da Capital (PCC) e foi morto a tiros no Aeroporto de Guarulhos em novembro. Entre os presos, está o cabo Denis Antonio Martins, um policial da ativa que é apontado como responsável pelos disparos que mataram Gritzbach. Segundo as investigações, havia dois atiradores, e o outro ainda não foi identificado.

Já os outros 14 são policiais que faziam parte da escolta ilegal de Gritzbach. Em abril de 2024, a Corregedoria da PM recebeu uma denúncia anônima de que um grupo de agentes fazia bicos de segurança privada para o empresário, que usava seus negócios no ramo imobiliário para lavar dinheiro para o PCC.

Em junho, a Justiça homologou um acordo de colaboração premiada de Gritzbach com o Ministério Público de São Paulo (MPSP), e ele ficou em liberdade em troca de contar para os promotores como o PCC faz seus esquemas de lavagem de dinheiro e também o envolvimento de agentes públicos com a facção. Esses 14 policiais que faziam essa segurança irregular foram presos hoje. As apurações indicam que Denis, por sua vez, não fazia parte da escolta e que foi o responsável por fazer os disparos de fuzil que mataram Gritzbach em 8 de novembro.

*Veja abaixo quem são os presos na operação:

Abraão Pereira Santana (soldado)

Adolfo Oliveira Chagas (soldado)

Alef de Oliveira Moura (soldado)

Denis Antonio Martins (cabo) – acusado de ter feito os disparos

Erick Brian Galioni (soldado)

Giovanni de Oliveira Garcia (tenente)

Jefferson Silva Marques de Souza (soldado)

Julio Cesar Scalett Barbini (cabo)

Leandro Ortiz (cabo)

Leonardo Cherry Souza (cabo)

Romarks Cesar Ferreira Lima (cabo)

Samuel Tillvitz da Luz (soldado)

Talles Rodrigues Ribeiro (soldado)

Thiago Maschion Angelim da Silva (tenente)

Wagner de Lima Compri Eicardi (cabo)

(AG)